Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de agosto de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Desemprego cai para 16,4% em 6 metrópoles, aponta IBGE

27 Jun 2007 - 13h50
A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo-- caiu 3% de abril para maio, de 16,9% para 16,4%. Os dados fazem parte da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Seade e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

No mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 3,140 milhões de pessoas, 98 mil a menos do que em abril. Já o número de ocupados nas seis regiões foi estimado em 16,038 milhões de pessoas e a PEA (População Economicamente Ativa) em cerca de 19,178 milhões. Na comparação com maio de 2006, quando a taxa de desemprego estava em 17,9% na média das seis regiões, a queda foi ainda mais acentuada, de 8,4%.

Na maioria das regiões pesquisadas houve redução da taxa de desemprego total em relação a abril. Em São Paulo, a taxa de desemprego diminuiu 4,9%, para 15,5% da PEA em maio --menor valor para o mês desde 1995. Foi também a primeira queda após três meses consecutivos de alta.

Na região metropolitana de São Paulo, o total de desempregados no período foi estimado em 1,559 milhão de pessoas, 87 mil a menos em relação a abril. O resultado se deve à geração de 49 mil novas vagas em maio e à saída, atípica para o período, de 38 mil pessoas do mercado de trabalho.

Também foram registradas quedas em Salvador, onde o desemprego recuou 3,8%, para 22,5%, em Belo Horizonte (caiu 2,2%, para 13,2%) e no Distrito Federal (baixa de 3,2%, a 18,4%). Na outra ponta, apresentaram alta de desemprego Porto Alegre, com elevação de 3,7%, para 14,1%, e Recife, que teve aumento de 1,9%, para 21,1%.

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção