Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Desemprego cai para 16,4% em 6 metrópoles, aponta IBGE

27 Jun 2007 - 13h50
A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo-- caiu 3% de abril para maio, de 16,9% para 16,4%. Os dados fazem parte da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Seade e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

No mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 3,140 milhões de pessoas, 98 mil a menos do que em abril. Já o número de ocupados nas seis regiões foi estimado em 16,038 milhões de pessoas e a PEA (População Economicamente Ativa) em cerca de 19,178 milhões. Na comparação com maio de 2006, quando a taxa de desemprego estava em 17,9% na média das seis regiões, a queda foi ainda mais acentuada, de 8,4%.

Na maioria das regiões pesquisadas houve redução da taxa de desemprego total em relação a abril. Em São Paulo, a taxa de desemprego diminuiu 4,9%, para 15,5% da PEA em maio --menor valor para o mês desde 1995. Foi também a primeira queda após três meses consecutivos de alta.

Na região metropolitana de São Paulo, o total de desempregados no período foi estimado em 1,559 milhão de pessoas, 87 mil a menos em relação a abril. O resultado se deve à geração de 49 mil novas vagas em maio e à saída, atípica para o período, de 38 mil pessoas do mercado de trabalho.

Também foram registradas quedas em Salvador, onde o desemprego recuou 3,8%, para 22,5%, em Belo Horizonte (caiu 2,2%, para 13,2%) e no Distrito Federal (baixa de 3,2%, a 18,4%). Na outra ponta, apresentaram alta de desemprego Porto Alegre, com elevação de 3,7%, para 14,1%, e Recife, que teve aumento de 1,9%, para 21,1%.

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)