Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Desembargadores mantêm pensão vitalícia de Zeca

11 Jul 2007 - 15h29

Em decisão unânime, os desembargadores do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concederam a segurança do mandado impetrado pelo ex-governador Zeca do PT, que pedia a manutenção do pagamento da pensão vitalícia garantida a ele por lei estadual. Com isso, Zeca do PT continuará a receber a pensão até o julgamento da Adi (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que está tramitando no STF (Supremo Tribunal Federal), impetrada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), questionando a constitucionalidade do pagamento do benefício.

O mérito do mandado de segurança foi julgado na sessão desta quarta-feira do Tribunal Pleno do TJ. A ação foi relatada pelo desembargador Rubens Bergonzi Bossay, que votou a favor do pagamento da pensão e foi acompanhado por todos os demais integrantes da Casa. Antes do julgamento do mérito final do mandado de segurança, os desembargadores votaram uma preliminar apresentada pela PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), que pedia a suspensão do julgamento de hoje até que fosse divulgada a decisão da Adi impetrada no STF.

No entanto, os magistrados rejeitaram a preliminar e continuaram o julgamento do mandado de segurança. A decisão proferida hoje garante que Zeca continue a receber a pensão, que está sendo paga desde março deste ano. Contudo, a decisão não surte efeito sobre os meses de janeiro e fevereiro, nos quais a pensão não foi paga pelo Governo do Estado. O STF ainda não se manifestou de forma definitiva sobre a ação questionando a constitucionalidade do benefício. A continuidade do julgamento no Supremo ficou para o segundo semestre de 2008, já que a Adi não foi inserida na pauta até o início das férias forenses dos ministros do tribunal.

Entenda o caso

O julgamento da Adi que questiona a constitucionalidade da pensão vitalícia de ex-governadores de Mato Grosso do Sul – cujo primeiro beneficiário está sendo Zeca do PT - ficou para o segundo semestre, mais precisamente a partir de agosto, quando termina o período das férias forenses dos ministros do STF. A Adi foi proposta pelo Conselho Federal da OAB contra a pensão vitalícia de Zeca. As sessões plenárias no Supremo, segundo a assessoria de comunicação, retornam somente em 1º de agosto.

O ministro do STF, Eros Grau, que havia pedido vista do processo em 18 de maio, devolveu os autos da Adi no dia 13 de junho, e em razão disso, a Adi está pronta para ser incluída no calendário de julgamento. Quando Grau pediu vista, a Adi já contava com três votos favoráveis a inconstitucionalidade da pensão, de um total de 11 votos. Já votaram a relatora, a ministra Carmen Lucia Rocha, e os ministros Sepúlveda Pertence e Ricardo Lewandowski.

Luciana Aguiar

Carmen votou pela procedência da Adi, conhecendo os argumentos da OAB e as manifestações da AGU (Advocacia Geral da União) e também da PGR (Procuradoria Geral da República). A pensão vitalícia para ex-governadores do Estado foi ressuscitada na última sessão ordinária da Assembléia Legislativa em dezembro de 2006. Zeca do PT está sendo o primeiro ex-governador a receber a pensão depois que o benefício foi retomado.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS