Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Depen confirma vinda de Beira-Mar para Presídio Federal da Capital

23 Jul 2007 - 16h59
 

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) em Brasília confirmou a vinda do mega-traficante Luiz Fernando da Costa, o “Fernandinho Beira-Mar”, para o Presídio Federal de Campo Grande e deu como certa a transferência dele para a capital-sul-mato-grossense, já que o preso precisa sair do Presídio Federal de Catanduvas, a cerca de 450 quilômetros de Curitiba, no oeste do Paraná, onde está recolhido.

O Depen informou que a transferência já está confirmada, com sabe na decisão do colegiado de juízes federais que trata de questões relacionadas à Penitenciária Federal de Catanduvas, que decidiu pela permanência de Beira-Mar no sistema federal de prisão e indicando Campo Grande como o destino do preso. A esta decisão não cabe decisão judicial contrária. Sendo assim, para o Depen em Brasília já é dada como certa a transferência de Beira-Mar para o Presídio Federal de Campo Grande.

O Depen aguarda apenas o envio do documento oficial, com a decisão do colegiado, para providenciar e viabilizar os trâmites necessários para iniciar o processo de transferência do mega-traficante. A decisão do colegiado não estipulou uma data para que o criminoso saia da unidade penal federal de Catanduvas, com isso não há data para que a transferência seja concretizada.

A decisão de transferência, que já esteve nas mãos da justiça do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, cabe agora apenas à Justiça do Paraná, que já emitiu seu veredicto, pois a decisão é de competência do Estado onde o preso está cumprindo pena. Por resolução do Conselho da Justiça Federal, a permanência do detento nos presídios federais não pode ultrapassar um ano, embora esse período possa ser renovado pelo juiz responsável pela execução penal.

Na última quinta-feira (dia 19) completou-se um ano da chegada de Beira-Mar, o primeiro preso a ocupar uma das 208 celas de Catanduvas. Segundo a assessoria da Justiça Federal, não há necessidade de a transferência ocorrer imediatamente. A logística e a data da transferência ficam a cargo do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) que ainda não recebeu o comunicado da Justiça. No dia 15 de junho, durante a posse do novo diretor da penitenciária de Catanduvas, Raimundo Hiroshi Kitanishi, o diretor do Sistema Penitenciário Nacional, Wilson Damázio, rechaçou denúncias de que Beira-Mar estaria exercendo influência sobre os outros 163 presos da unidade.

Processos

Em Mato Grosso do Sul, Beira-Mar responde a processo por lavagem de dinheiro, sendo que o juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, definiu que fará no Fórum de Amambai as audiências com as 54 testemunhas arroladas no processo contra o mega-traficante. Ele afirmou que os depoimentos serão realizados em Amambai porque Coronel Sapucaia, de onde é a maioria das testemunhas, ainda não possui Comarca.

Odilon de Oliveira ainda não havia definido o local dos depoimentos devido ao risco de atentado contra a vida de Beira-Mar que acompanhará pessoalmente toda as audiências. O magistrado revela que o fato de Amambai ficar na região de fronteira com o Paraguai favorece a ação de grupos rivais ao comandado por Beira-Mar.

Apesar de definido o local, Odilon não estabeleceu a data para realização dos depoimentos do processo em que Beira-Mar é acusado de lavagem de dinheiro. Inicialmente, ele havia afirmado que Beira-Mar viria à Capital ainda neste mês para acompanhar os processos, mas revelou hoje que a data ainda não foi definida porque é necessário um planejamento de segurança para garantir a vinda do traficante.

Os advogados de defesa de Beira-Mar solicitaram que ele acompanhe todos os depoimentos em que for citado pessoalmente, o que é garantido pela Constituição Federal. Fernandinho Beira-Mar já acompanha depoimentos de testemunhas em outro processo, também por lavagem de dinheiro, no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS