Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Deodápolis recebe equipe do Hospital do Câncer de Barretos

8 Nov 2010 - 05h36Por Wilson Amaral / MS CIDADES

Deodápolis recepcionou os profissionais da Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos (SP), Fundação Pio XII, que esteve atendendo gratuitamente em Deodápolis, neste sábado dia 6 de novembro.

O prefeito de Deodápolis Manoel Martins disse que é de suma importância esse atendimento que beneficia muitas pessoas do município e a secretaria de saúde está disposição para auxiliar todos os pacientes que precisem se deslocar até Barretos para tratamento destacou o prefeito. A primeira Dama Cireni Passarini e o secretário de saúde Fábio César, juntamente com as enfermeiras Ivone dos Reis Campos, Juliana dos Reis Campos Matos estiveram recepcionando e auxiliando a equipe de Barretos.

Segundo o Secretário de Saúde Fábio César quem faz o exame não é porque tem câncer e sim uma forma de prevenir, pois essas pessoas encaminhadas pela secretaria são pessoas que tem algum historico na família ou algum mancha na pele entre outros destaca o secretário.

 

A carreta esteve estacionada no Centro de Múltiplo Uso, com uma equipe composta por diversos profissionais, entre eles, o médico oncologista Rafael Luiz Haikel Júnior, a enfermeira Silvia Martins e as técnicas Priscila dos Santos, Gislene da Costa, Natália de Souza, e o motorista Eduardo Teixeira. No local, foram realizados 112 exames, sendo 40 de próstata, 45 preventivos de colo uterino e 27 de pele, no local foram realizadas 2 cirurgias, e 2 pacientes serão encaminhados para já com data pré estabelecida e todos serão encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os exames foram realizados durante todo o dia, previamente, agendados pelos agentes comunitários de saúde, após triagem entre a população. Segundo o médico oncologista, os exames serão encaminhados ao Hospital de Barretos, para serem analisados por uma equipe médica e, em seguida, devolvidos ao município. “Se houver alterações, os pacientes serão convocados, lembrando que isso não significa que eles estejam com câncer, mais sim, apenas submetidos a novos exames”, ressalta Rafael Luiz Haikel Júnior.

A Unidade Móvel possui todo o suporte necessário para a realização de exames, e contém um elevador hidráulico, garantido maior conforto aos pacientes com dificuldade de acesso à carreta.

O seu interior é dividido em três consultórios, um de próstata e dois para exames ginecológicos. Ainda, um centro cirúrgico, utilizado para biopsia, dependendo de cada caso.

Definição do CÂNCER

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.


Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Existem vários casos no Brasil, casos tristes que as pessoas às vezes por falta de conhecimento e vergonha deixam de ir ao médico e de fazer os exames de rotinas e que quando procuram o atendimento já é tarde de mais, precisamos sim de alertar, conscientizar as pessoas da importância desses exames que quanto mais cedo é diagnosticado mais fácil e rápido será o tratamento e a cura destacou a enfermeira Juliana Campos.

A visita da carreta de Barretos ao município de Deodápolis, segundo diretores da instituição, é uma forma de retribuir a colaboração do município feitas através das doações das festas realizada no município e repassadas ao Hospital de Barretos. Todo ano é feita a festa para o hospital do câncer em Presidente Castelo e toda a renda é enviado ao Hospital. Nesta Segunda-Feira a Carreta está atendendo em Glória de Dourados. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado