Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Democracia na escola estadual: 500 mil votaram para diretor

25 Nov 2004 - 17h12
No dia 18 de novembro as escolas estaduais deram um grande passo para consolidar a democracia na rede estadual de ensino. Mais de meio milhão de pessoas – alunos, pais, professores, administrativos e gestores – de 338 unidades escolares votaram e escolheram os representantes da direção colegiada, formada por diretores, diretores adjuntos e colegiado escolar, para os próximos três anos.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, o Governo Popular cumpre com êxito seu compromisso com os princípios da democracia ao fortalecer a eleição direta para os gestores escolares. “A eleição na rede estadual é um processo educativo para a cidadania dos alunos. Mato Grosso do Sul mais uma vez sai na frente com a escolha dos diretores em eleição direta”, declara, ao acompanhar uma votação na escola estadual Hércules Maymone, em Campo Grande.

As eleições envolveram 783 candidatos à direção e direção adjunta. Em 139 unidades houve vagas para diretor adjunto, já que elas contam com mais de 900 alunos e funcionam em três turnos. Campo Grande, o maior colégio eleitoral, conta com aproximadamente 25% das escolas de todo o Estado que participaram das eleições.

A campanha e a eleição aconteceram conforme a Secretaria de Estado de Educação havia previsto. “Esta foi a eleição mais tranqüila que tivemos, desde que a instituição da eleição direta nas escolas estaduais, em 1991”, frisou o secretário. Embora o voto não fosse obrigatório, a maioria das pessoas da comunidade escolar fez questão de participar”, sustenta o coordenador de Gestão Escolar da SED e presidente da comissão eleitoral central, Ronaldo Larrubia.

Para o coordenador, de todas as eleições, esta foi a que teve a normatização mais transparente possível, com acesso para consulta e sugestão de toda a comunidade. “Antes de serem definidas, as regras das eleições foram amplamente discutidas com instituições como o Conselho dos Diretores Estaduais de Campo Grande (Condec) e a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Conseguimos alcançar nosso objetivo: permitir que as comunidades elegessem seus representantes, em um processo democrático e transparente”.

Os pais e alunos participaram do processo eleitoral não apenas escolhendo as melhores propostas dos candidatos, mas participando como fiscais, mesários, secretários e presidentes de mesa. Dessa forma, segundo o secretário de Educação, os alunos já começam a ter a experiência de uma eleição, com a qual certamente vão deparar no futuro. “O ideal é que a participação expressiva da comunidade na eleição não arrefeça. Pais, alunos e funcionários devem se envolver, tornar-se protagonistas, agentes de transformação nas escolas”, resume o secretário.
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto