Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcídio vai mobilizar bancada em favor da ZPE de Corumbá

28 Mai 2010 - 11h02Por Assessoria
O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral (PT/MS), garante que os deputados e senadores que representam o estado em Brasília vão trabalhar em conjunto para obter do governo federal decreto delimitando uma nova área para a implantação da Zona de Processamento de Exportação-ZPE de Corumbá. “Não podemos perder tempo. Já conversei com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), a ministra Erenice Guerra (Casa Civil) e o ministro Miguel Jorge(Desenvolvimento, Indústria e Comercio), que entenderam a situação e se colocaram à disposição para nos ajudar a resolver essa questão.

 

Eles podem, inclusive, interceder junto ao presidente Lula para que o decreto seja publicado rapidamente”, revelou o senador, durante audiência pública promovida na noite desta quinta-feira, 27 de maio, pelo vereador Marcos Martins(PT) na Câmara de Corumbá, para tentar encontrar uma solução que garanta a permanência da ZPE no município.

Delcídio disse que, vencidas essas etapas, é preciso tomar outras providências que garantam o sucesso do empreendimento. “Solucionada a questão da aquisição da nova área e resolvido o problema legal, com a publicação de um novo decreto da Presidência da República, é preciso contratar uma empresa especializada em Zonas de Processamento de Exportação para nos fornecer os subsídios necessários à implantação da ZPE de Corumbá.

Uma consultoria experiente, que conheça não só os trâmites burocráticos de todas as etapas previstas na legislação, mas que tenha conhecimento do mercado nacional e internacional e seja capaz de atrair para cá indústrias que vão produzir e gerar empregos e riquezas para a região”, sugeriu. O senador citou como exemplo o que aconteceu em Bataguassu, município sul-mato-grossense na divisão com o estado de São Paulo.

“O prefeito João Carlos Lemes (PT) contratou uma consultoria especializada que assessorou o município na elaboração do projeto. A iniciativa privada também colaborou e, com isso, Bataguassu acaba de ter sua ZPE aprovada pelo Conselho do Ministério do Desenvolvimento”, relatou. De acordo com Delcídio, será preciso também traçar um plano para qualificar a mão-de-obra de Corumbá e Ladário que vai trabalhar na ZPE.

“Não podemos deixar que, depois de todo o esforço, as melhores posições no quadro funcional das indústrias sejam ocupadas por profissionais que vêm de fora”, alertou. O coordenador colocou toda a bancada à disposição da câmara de vereadores, da prefeitura e do governo do estado para se encontrar uma solução “ágil e competente” para a questão. “A ZPE é muito importante não só para os corumbaenses e ladarenses, mas para todas as pessoas que vivem em nosso estado. Essa discussão está acima das diferenças partidárias. Eu tenho compromisso com o povo da minha cidade.

O governador André, o deputado Paulo Duarte, os vereadores e o prefeito Ruiter estão juntos nessa empreitada. Traçamos uma estratégia, definimos as missões de cada um. No processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul nós contamos com a ZPE de Corumbá. Ela é estratégica para o nosso crescimento. A bancada federal fará todo o esforço possível para que Corumbá não perca a ZPE. Vamos trabalhar duro para realizar essa missão”, garantiu Delcídio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS