Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 25 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Delcídio vai mobilizar bancada em favor da ZPE de Corumbá

28 Mai 2010 - 11h02Por Assessoria
O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral (PT/MS), garante que os deputados e senadores que representam o estado em Brasília vão trabalhar em conjunto para obter do governo federal decreto delimitando uma nova área para a implantação da Zona de Processamento de Exportação-ZPE de Corumbá. “Não podemos perder tempo. Já conversei com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), a ministra Erenice Guerra (Casa Civil) e o ministro Miguel Jorge(Desenvolvimento, Indústria e Comercio), que entenderam a situação e se colocaram à disposição para nos ajudar a resolver essa questão.

 

Eles podem, inclusive, interceder junto ao presidente Lula para que o decreto seja publicado rapidamente”, revelou o senador, durante audiência pública promovida na noite desta quinta-feira, 27 de maio, pelo vereador Marcos Martins(PT) na Câmara de Corumbá, para tentar encontrar uma solução que garanta a permanência da ZPE no município.

Delcídio disse que, vencidas essas etapas, é preciso tomar outras providências que garantam o sucesso do empreendimento. “Solucionada a questão da aquisição da nova área e resolvido o problema legal, com a publicação de um novo decreto da Presidência da República, é preciso contratar uma empresa especializada em Zonas de Processamento de Exportação para nos fornecer os subsídios necessários à implantação da ZPE de Corumbá.

Uma consultoria experiente, que conheça não só os trâmites burocráticos de todas as etapas previstas na legislação, mas que tenha conhecimento do mercado nacional e internacional e seja capaz de atrair para cá indústrias que vão produzir e gerar empregos e riquezas para a região”, sugeriu. O senador citou como exemplo o que aconteceu em Bataguassu, município sul-mato-grossense na divisão com o estado de São Paulo.

“O prefeito João Carlos Lemes (PT) contratou uma consultoria especializada que assessorou o município na elaboração do projeto. A iniciativa privada também colaborou e, com isso, Bataguassu acaba de ter sua ZPE aprovada pelo Conselho do Ministério do Desenvolvimento”, relatou. De acordo com Delcídio, será preciso também traçar um plano para qualificar a mão-de-obra de Corumbá e Ladário que vai trabalhar na ZPE.

“Não podemos deixar que, depois de todo o esforço, as melhores posições no quadro funcional das indústrias sejam ocupadas por profissionais que vêm de fora”, alertou. O coordenador colocou toda a bancada à disposição da câmara de vereadores, da prefeitura e do governo do estado para se encontrar uma solução “ágil e competente” para a questão. “A ZPE é muito importante não só para os corumbaenses e ladarenses, mas para todas as pessoas que vivem em nosso estado. Essa discussão está acima das diferenças partidárias. Eu tenho compromisso com o povo da minha cidade.

O governador André, o deputado Paulo Duarte, os vereadores e o prefeito Ruiter estão juntos nessa empreitada. Traçamos uma estratégia, definimos as missões de cada um. No processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul nós contamos com a ZPE de Corumbá. Ela é estratégica para o nosso crescimento. A bancada federal fará todo o esforço possível para que Corumbá não perca a ZPE. Vamos trabalhar duro para realizar essa missão”, garantiu Delcídio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUGA FRACASSADA
Tentativa de fuga termina com agente de cadeia e detentos feridos
ASSASSINATO
Por quebrar "pacto de sangue" homem é assassinado juntamente com amigo
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Mistérios sobre passado de Karola começam a ser revelados
CORRIDA PRESIDENCIAL
Haddad continua disparada em pesquisa do BTG e se consolida no 2º turno
CASAL BRUMAR
Bruna Marquezine e Maraina Ruy Barbosa se afastam e climão na Itália alerta internautas
MARIA DA PENHA
Após deixar hospital, mulher esfaqueada pelo ex diz: 'Não deixe passar em vão'
CAPITULO FINAL
Saiba tudo que vai acontecer no fim de 'Orgulho e paixão'
MUTANTE
Grife inova em passarela com modelos de 'três seios'
EMBOSCADA
Homem é assassinado na frente do filho de seis anos
FAMOSIDADES
Xuxa rompe silêncio sobre Marlene Mattos e traições de Pelé: ‘Me fez coisas muito feias’