Menu
SADER_FULL
quarta, 17 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Delcídio vai ajudar PF a implantar centro de treinamento no Pantanal

18 Mai 2010 - 18h53Por Fátima News com Assessoria

          O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai ajudar a Polícia Federal a implantar no município de Ladário um Centro Integrado de Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental - CIAPA, onde será feito o treinamento de servidores do IBAMA, da própria PF e de outros organismos que atuam na área do meio ambiente, para o combate a crimes ambientais.

          “A idéia é instalar no Pantanal um Centro semelhante aos já existentes em Manaus, que atende a Amazônia, e próximo ao município de Paulo Afonso, na Bahia, responsável pelo treinamento dos homens que fiscalizam a região da Caatinga nordestina”, explica o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, José Martins Lara. Nesta segunda-feira, 17 de maio, Lara se reuniu em Campo Grande com o parlamentar, a quem pediu apoio para a implantação da nova unidade.

          Delcídio garantiu que ajudará a viabilizar o projeto.

          “Pelas informações da Polícia Federal o custo para a implantação do CIAPA no Pantanal é de R$ 15 milhões. A PF já dispõe do terreno em Ladário, adequado para receber o projeto. Vou estudar a melhor maneira de viabilizá-lo, seja através de uma emenda de bancada ou da inclusão da proposta no Orçamento do Ministério da Justiça, para que as obras possam começar já no ano que vem”, revelou o senador, que coordena a bancada de MS no Congresso Nacional.

          A possibilidade de Mato Grosso do Sul   receber o terceiro CIAPA do país entusiasma o parlamentar.

          “O Pantanal tem aproximadamente 250 mil km2 em dois estados (MS e MT). É uma área enorme , um bioma riquíssimo que requer atenção constante e cuidado permanente. Eu não tenho dúvida de que o Centro será fundamental para o aperfeiçoamento dos policiais federais, fiscais do IBAMA e de todos os profissionais envolvidos na prevenção e combate aos crimes ambientais, que nos ajudam a preservar essa reserva natural, considerada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural Mundial”, destacou o senador.

          Delcídio disse que o CIAPA vai representar também um ganho para Ladário.

          “Com esse investimento, o município como um todo sairá ganhando. A partir da instalação do CIAPA, Ladário vai receber regularmente dezenas de pessoas que movimentarão a economia e ajudarão a projetar a cidade não só em Mato Grosso do Sul mas em todo o Brasil”, ressaltou.

 

            Custódia

            No final da reunião, o superintendente Lara e o Corregedor da Polícia Federal em MS, Wenderson Gomes, levaram Delcídio para conhecer as obras do Centro de Custódia de Vestígios que está sendo implantado em Campo Grande, no local onde é feita hoje a custódia de presos. É a primeira unidade deste tipo no Brasil.

          “Esse é outro projeto muito interessante, que reflete a preocupação da Polícia Federal  em  prestar um serviço cada vez melhor à sociedade brasileira. O Centro de Custódia de Vestígios vai preservar, em ambiente tecnicamente adequado, os materiais que podem servir de prova e instruir os processos abertos em conseqüência das investigações da PF. É uma honra para Mato Grosso do Sul  ser o primeiro estado do país a receber um serviço desse tipo, alinhado com o que existe de mais moderno nas melhores polícias do mundo”, frisou o senador.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo