Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcídio diz que crise do setor aéreo passou do limite

20 Jul 2007 - 09h53

É hora de pôr o dedo na ferida e tomar decisões duras. A situação é grave e o momento é de buscar soluções que já deveriam ter sido tomadas há  muito tempo,  para que o problema não chegasse ao ponto em que chegou, com um  acidente aéreo atrás do outro e numa escala cada vez mais grave. Chega de  empurrar com a barriga. Definitivamente, não dá mais. Isso já passou do  limite.

A afirmação, em tom indignado, é do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), em entrevista concedida nesta quinta-feira ao programa Noticidade, da rádio FM Cidade, de Campo Grande. O parlamentar, que foi o relator, no Senado, do projeto-de-lei que criou a Agencia Nacional de Aviação Civil-ANAC, cobrou investimentos na segurança do transporte aéreo e na infra-estrutura aeroportuária.

Em dezembro do ano passado eu, mesmo sendo um senador do PT,  fiz um discurso no Senado com duras críticas à maneira como o  problema vinha sendo administrado. Lamentavelmente, cheguei a prever que poderiam ocorrer acidentes.  Ainda não dá para fazer um juízo sobre quem é o responsável pela tragédia da última terça-feira com o avião da TAM, mas esse acidente só reforça a necessidade de investimentos urgentes em setores como o controle do tráfego aéreo, a segurança dos vôos e das pistas dos aeroportos – lembrou Delcídio.

O senador disse que o setor aéreo precisa ser administrado e fiscalizado por quem é do ramo.Para  comandar um setor como esse não basta apenas ser uma pessoa idônea e respeitada. É fundamental ter conhecimento, autoridade técnica e competência na área para resolver todos os problemas que afligem a navegação aérea e a infra-estrutura aeroportuária, afimou.

Sobre a decisão do governo de colocar a Polícia Federal para investigar porque o Airbus passou direto pela pista e se chocou com um posto de gasolina e o prédio da TAM Express, Delcídio foi claro.

A Polícia Federal tem várias atribuições e as tem respondido com muita aplicação e competência.  O Brasil inteiro está colhendo os resultados, na medida em que ela desarticula quadrilhas, prende sonegadores, traficantes, contrabandistas e os mais diferentes tipos de criminosos.  Para vistoriar a qualidade técnica da pista do Aeroporto de Congonhas existem inúmeros centros de pesquisa na área de engenharia, todos altamente qualificados, que podem realizar essa tarefa muito melhor, sem sobrecarregar o trabalho da polícia – ponderou.

Delcídio reiterou que deputados e senadores permanecerão atentos às investigações. O Congresso Nacional não pode e não vai se omitir diante de uma situação grave como essa. Inclusive, já montou  uma comissão para investigar o acidente com o  avião da TAM .Vamos  cobrar atitudes urgentes do governo federal – revelou.
          

O senador defendeu a reformação completa do Aeroporto de Congonhas.  Hoje as pessoas estão com medo de passar por Congonhas e buscam outras alternativas para chegar aos seus destinos. Por tudo o que já ocorreu, acho que o uso desse aeroporto deve ficar restrito à aviação executiva,  com  aeronaves de pequeno porte – defende Delcídio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS