É hora de pôr o dedo na ferida e tomar decisões duras. A situação é grave e o momento é de buscar soluções que já deveriam ter sido tomadas há muito tempo, para que o problema não chegasse ao ponto em que chegou, com um acidente aéreo atrás do outro e numa escala cada vez mais grave. Chega de empurrar com a barriga. Definitivamente, não dá mais. Isso já passou do limite.
A afirmação, em tom indignado, é do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), em entrevista concedida nesta quinta-feira ao programa Noticidade, da rádio FM Cidade, de Campo Grande. O parlamentar, que foi o relator, no Senado, do projeto-de-lei que criou a Agencia Nacional de Aviação Civil-ANAC, cobrou investimentos na segurança do transporte aéreo e na infra-estrutura aeroportuária.
Em dezembro do ano passado eu, mesmo sendo um senador do PT, fiz um discurso no Senado com duras críticas à maneira como o problema vinha sendo administrado. Lamentavelmente, cheguei a prever que poderiam ocorrer acidentes. Ainda não dá para fazer um juízo sobre quem é o responsável pela tragédia da última terça-feira com o avião da TAM, mas esse acidente só reforça a necessidade de investimentos urgentes em setores como o controle do tráfego aéreo, a segurança dos vôos e das pistas dos aeroportos – lembrou Delcídio.
O senador disse que o setor aéreo precisa ser administrado e fiscalizado por quem é do ramo.Para comandar um setor como esse não basta apenas ser uma pessoa idônea e respeitada. É fundamental ter conhecimento, autoridade técnica e competência na área para resolver todos os problemas que afligem a navegação aérea e a infra-estrutura aeroportuária, afimou.
Sobre a decisão do governo de colocar a Polícia Federal para investigar porque o Airbus passou direto pela pista e se chocou com um posto de gasolina e o prédio da TAM Express, Delcídio foi claro.
A Polícia Federal tem várias atribuições e as tem respondido com muita aplicação e competência. O Brasil inteiro está colhendo os resultados, na medida em que ela desarticula quadrilhas, prende sonegadores, traficantes, contrabandistas e os mais diferentes tipos de criminosos. Para vistoriar a qualidade técnica da pista do Aeroporto de Congonhas existem inúmeros centros de pesquisa na área de engenharia, todos altamente qualificados, que podem realizar essa tarefa muito melhor, sem sobrecarregar o trabalho da polícia – ponderou.
Delcídio reiterou que deputados e senadores permanecerão atentos às investigações.
O senador defendeu a reformação completa do Aeroporto de Congonhas. Hoje as pessoas estão com medo de passar por Congonhas e buscam outras alternativas para chegar aos seus destinos. Por tudo o que já ocorreu, acho que o uso desse aeroporto deve ficar restrito à aviação executiva, com aeronaves de pequeno porte – defende Delcídio.
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