Menu
SADER_FULL
terça, 20 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Delcídio diz que a primeira ZPE será em Corumbá

29 Jun 2007 - 14h00

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta sexta-feira que Corumbá vai ser um dos primeiros municípios a contar com uma Zona de Processamento das Exportações, entre as 17 áreas contempladas pela projeto aprovado quarta-feira pelo Senado, depois de 18 anos de discussão no Congresso Nacional.

 

Esse é um sonho de muitos anos que agora se torna realidade. Estou convencido de que a ZPE de Corumbá será fundamental para resolver as questões de fronteira com a Bolívia, a partir de um tratamento igualitário dado aos municípios localizados na região, que assim terão condições de se desenvolver economicamente e gerar emprego para a população - afirmou o senador.

 

Delcídio  vai se empenhar politicamente em Brasília para que,  no futuro,  Mato Grosso do Sul tenha outras Zonas de Processamento das Exportações, além de Corumbá, e apontou o município de Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, como um bom candidato a ter o distrito de exportação.

 

As ZPEs são distritos industriais que oferecem benefícios administrativos, isenções tributárias e liberdade cambial para as empresas, desde que destinem 80% da produção para o mercado externo. De acordo com o projeto aprovado no Senado, os 20% da produção destinados ao mercado interno não terão isenção de tributos para que não haja concorrência desleal entre um modelo de produção e outro.

 

Estamos falando de um mecanismo de atração de investimento, de indústria, de tecnologia e de qualificação profissional. No Brasil temos um bom exemplo, a Zona Franca de Manaus,  que tem sido muito importante para o Estado do Amazonas e para o Brasil – lembrou o senador.

 

As ZPEs funcionam hoje  em 104 países, e dão emprego a 60 milhões de pessoas. Só na China, são 40 milhões de trabalhadores. A Índia tem 60 zonas de incentivo às exportações. Foi com base nessa estratégia que os chineses alavancaram sua economia nos últimos 20 anos.

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)