Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 20 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Delcídio diz que a primeira ZPE será em Corumbá

29 Jun 2007 - 14h00

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta sexta-feira que Corumbá vai ser um dos primeiros municípios a contar com uma Zona de Processamento das Exportações, entre as 17 áreas contempladas pela projeto aprovado quarta-feira pelo Senado, depois de 18 anos de discussão no Congresso Nacional.

 

Esse é um sonho de muitos anos que agora se torna realidade. Estou convencido de que a ZPE de Corumbá será fundamental para resolver as questões de fronteira com a Bolívia, a partir de um tratamento igualitário dado aos municípios localizados na região, que assim terão condições de se desenvolver economicamente e gerar emprego para a população - afirmou o senador.

 

Delcídio  vai se empenhar politicamente em Brasília para que,  no futuro,  Mato Grosso do Sul tenha outras Zonas de Processamento das Exportações, além de Corumbá, e apontou o município de Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, como um bom candidato a ter o distrito de exportação.

 

As ZPEs são distritos industriais que oferecem benefícios administrativos, isenções tributárias e liberdade cambial para as empresas, desde que destinem 80% da produção para o mercado externo. De acordo com o projeto aprovado no Senado, os 20% da produção destinados ao mercado interno não terão isenção de tributos para que não haja concorrência desleal entre um modelo de produção e outro.

 

Estamos falando de um mecanismo de atração de investimento, de indústria, de tecnologia e de qualificação profissional. No Brasil temos um bom exemplo, a Zona Franca de Manaus,  que tem sido muito importante para o Estado do Amazonas e para o Brasil – lembrou o senador.

 

As ZPEs funcionam hoje  em 104 países, e dão emprego a 60 milhões de pessoas. Só na China, são 40 milhões de trabalhadores. A Índia tem 60 zonas de incentivo às exportações. Foi com base nessa estratégia que os chineses alavancaram sua economia nos últimos 20 anos.

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS