Menu
PASSARELA
quinta, 19 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Delcídio condena reeleição, mas pede 5 anos para presidente

12 Mar 2007 - 16h30

O senador Delcídio Amaral (PT) defendeu, nesta manhã, em evento na Assembléia Legislativa, o fim da reeleição, a adoção do voto distrital e a permanência da cláusula de barreira. Ele também se disse favorável à adoção de cinco anos para presidente da República. Foi durante audiência que debateu a reforma política no País, promovida pelo deputado Amarildo Cruz (PT).

Delcídio disse que o Congresso Nacional aprovará a reforma política neste ano por questão de sobrevivência e para mudar a sua imagem perante a opinião pública. Ex-presidente da CPI dos Correios, o senador afirmou que o Congresso Nacional passou por episódios lamentáveis.

O senador do PT classificou a reeleição como a pior coisa que podiam ter feito ao País. Ele afirmou que os eleitos assumem o primerio mandato pensando em ganhar o segundo. E, quando são reeleitos, acabam realizando um governo pior do que o primeiro, no maioria dos casos. O parlamentar defendeu o mandato de cinco anos para presidente da República e o fim do atual sistema, que prevê pleitos a cada dois anos.

Delcídio lamentou o fim da cláusula de barreira pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele disse que a medida facilita a continuidade das siglas "absolutamente de aluguel".

O senador defendeu a adoção do voto distrital, de forma que a sociedade possa a cobrar os seus representantes. Falou que a modalidade de voto barateia o sistema político e se manifestou contrário ao voto em lista aberta, porque, na sua concepção, prevalece o poder dos caciques e da burocracia partidária. Citou ainda que, na maioria dos casos, os líderes políticos acabam entrando em conflito com os dirigentes do partido.

Delcídio disse ser "ardoroso defensor da reforma política" e avaliou que ela é importante para o Brasil". O senador elogiou a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), que prometeu colocar a proposta em votação nos meses de abril e maio.

Com assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos
AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro