Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 14 Estados

3 Jul 2007 - 14h56
Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade às defesas civis dos Estados de Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão,Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entre hoje (03/07) e sexta-feira (06/07) uma massa de ar seco cobre grande parte do Brasil, provocando baixos índices de umidade relativa do ar em Rondônia; no sul do Pará; no oeste da Bahia; no sul do Piauí e do Maranhão; no oeste, centro e norte de Minas Gerais e do Estado de São Paulo; no norte do Rio Grande do Sul; no oeste e meio-oeste de Santa Catarina e no norte, centro e oeste do Paraná. Alerta-se que a umidade relativa do ar nessas regiões ficará abaixo dos 30%. A Sedec informa que os alertas de baixa umidade são válidos, ainda, para os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Os alertas informam também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o RS e SC são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). As informações do Cptec e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados aos demais Estados.

 

 

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos