Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL 47 ANOS

Da memória á História: O dia 09 de julho para Fátima do Sul

9 Jul 2010 - 05h20

DA MEMÓRIA À HISTÓRIA: O DIA 09 DE JULHO PARA FÁTIMA DO SUL

 

 

Ana Paula Menezes

                                           

 

Imortalizado na memória popular, o dia 09 de Julho possui profundo significado para Fátima do Sul. Nele comemora-se o aniversário da cidade “Favo de Mel” – alcunha carinhosa pela qual ficou conhecida. Neste ano de 2010 a cidade comemora 47 anos de emancipação. O que poucos sabem é que a data desta, não é o dia 09 de Julho e sim o dia 11 de Dezembro.

 

 

Isto mesmo, 11 de Dezembro de 1963 ocorreu a emancipação de Vila Brasil, por meio da Lei nº 2057 assinada pelo governador de Mato Grosso na época - Fernando Corrêa da Costa. Vila Brasil foi um dos primeiros nomes que recebeu o atual município.

 

 

Fátima do Sul surgiu de um povoado originado do núcleo colonizador da CAND – a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, implantada no antigo sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) no âmbito do projeto estadonovista da Marcha para Oeste. O episódio da fundação é bastante rememorado na memória coletiva da localidade. Segundo relatos de ex-colonos e autores da região, a fundação teria se efetivado por meio de uma invasão ocorrida no ano de 1954, na qual os colonos, cansados de esperar a demarcação oficial e sem autorização da administração, invadiram a margem direita do rio Dourados colonizando e demarcando lotes por conta própria (cf. CAPILÈ, 2000).

 

 

Contam as fontes que a tal invasão teria ocorrido no dia 09 de Julho, em plena madrugada. Eis o motivo da data tão especial em detrimento daquela oficial de 11 de Dezembro, onde se legitimou o que os colonos conquistaram por meio de tão árduo trabalho. A data de fundação é comemorada com grande pompa, feriado municipal, a cidade é presenteada com o desfile das escolas, que neste ano desenvolvem o tema geral “educando para a cidadania”. Demonstrando assim, a importância dos esportes, da educação no trânsito, do respeito às diversidades (étnicas, religiosas e culturais) e das inovações no ensino, para a construção de uma sociedade onde se prezem os valores, há preço de sangue cobrados, da igualdade, da liberdade e da fraternidade.

 

 

O significado do dia 09 ultrapassa o sentido da comemoração de mais um aniversário da cidade, mas traz em si o desejo, a ânsia de rememorar a saga de sua fundação, a memória da atuação dos laboriosos pioneiros, homens, mulheres e crianças que foram os atores sociais participantes deste processo de construção da história, colaborando para a constituição social desta cidade.

 

 

Embora se considere os anos de emancipação, a data imortalizada ficou a de sua fundação, pois esta evidencia uma história vivida e construída pelos muitos sujeitos anônimos, representantes de diversos estados brasileiros e também muitos imigrantes, que fizeram de uma idéia a realidade. História marcada por muitos embates, mas também grandes vitórias.

 

 

A memória, ainda que mitificada e muitas vezes deformada é a fonte, o princípio e a única condição para a construção e sobrevivência de uma história. O dia 09 de Julho, portanto sugere um elo entre o presente e o passado, garantindo a coesão social do povo fatimassulense, enquanto o mesmo se felicita por ver o progresso que já tiveram nestes 56 (1954 a 2010) anos de história vivida, entre povoados, vilas até a emancipação.

 

 

O presente se revela como a vitória sobre um passado para alguns, glorioso, para outros nem tanto. O dia 09 de julho se sobrepõe sobre o dia 11 de dezembro por trazer consigo, ainda que indiretamente, as contradições deste processo histórico. Mostrar, ainda que por meio de uma memória mitificada a historicidade do processo no qual Fátima do sul tem sua gênese.

 

 

Olhamos esta história de forma retrospectiva, mas também perspectiva, só nos resta continuá-la, fazendo-a sempre, uma história de progresso, rememorando o passado, mas com os olhos sempre no futuro.  Parabéns Fátima do sul.

 


Professora de História na rede estadual em Fátima do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto