Menu
SADER_FULL
sexta, 19 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
FÁTIMA DO SUL 47 ANOS

Da memória á História: O dia 09 de julho para Fátima do Sul

9 Jul 2010 - 05h20

DA MEMÓRIA À HISTÓRIA: O DIA 09 DE JULHO PARA FÁTIMA DO SUL

 

 

Ana Paula Menezes

                                           

 

Imortalizado na memória popular, o dia 09 de Julho possui profundo significado para Fátima do Sul. Nele comemora-se o aniversário da cidade “Favo de Mel” – alcunha carinhosa pela qual ficou conhecida. Neste ano de 2010 a cidade comemora 47 anos de emancipação. O que poucos sabem é que a data desta, não é o dia 09 de Julho e sim o dia 11 de Dezembro.

 

 

Isto mesmo, 11 de Dezembro de 1963 ocorreu a emancipação de Vila Brasil, por meio da Lei nº 2057 assinada pelo governador de Mato Grosso na época - Fernando Corrêa da Costa. Vila Brasil foi um dos primeiros nomes que recebeu o atual município.

 

 

Fátima do Sul surgiu de um povoado originado do núcleo colonizador da CAND – a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, implantada no antigo sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) no âmbito do projeto estadonovista da Marcha para Oeste. O episódio da fundação é bastante rememorado na memória coletiva da localidade. Segundo relatos de ex-colonos e autores da região, a fundação teria se efetivado por meio de uma invasão ocorrida no ano de 1954, na qual os colonos, cansados de esperar a demarcação oficial e sem autorização da administração, invadiram a margem direita do rio Dourados colonizando e demarcando lotes por conta própria (cf. CAPILÈ, 2000).

 

 

Contam as fontes que a tal invasão teria ocorrido no dia 09 de Julho, em plena madrugada. Eis o motivo da data tão especial em detrimento daquela oficial de 11 de Dezembro, onde se legitimou o que os colonos conquistaram por meio de tão árduo trabalho. A data de fundação é comemorada com grande pompa, feriado municipal, a cidade é presenteada com o desfile das escolas, que neste ano desenvolvem o tema geral “educando para a cidadania”. Demonstrando assim, a importância dos esportes, da educação no trânsito, do respeito às diversidades (étnicas, religiosas e culturais) e das inovações no ensino, para a construção de uma sociedade onde se prezem os valores, há preço de sangue cobrados, da igualdade, da liberdade e da fraternidade.

 

 

O significado do dia 09 ultrapassa o sentido da comemoração de mais um aniversário da cidade, mas traz em si o desejo, a ânsia de rememorar a saga de sua fundação, a memória da atuação dos laboriosos pioneiros, homens, mulheres e crianças que foram os atores sociais participantes deste processo de construção da história, colaborando para a constituição social desta cidade.

 

 

Embora se considere os anos de emancipação, a data imortalizada ficou a de sua fundação, pois esta evidencia uma história vivida e construída pelos muitos sujeitos anônimos, representantes de diversos estados brasileiros e também muitos imigrantes, que fizeram de uma idéia a realidade. História marcada por muitos embates, mas também grandes vitórias.

 

 

A memória, ainda que mitificada e muitas vezes deformada é a fonte, o princípio e a única condição para a construção e sobrevivência de uma história. O dia 09 de Julho, portanto sugere um elo entre o presente e o passado, garantindo a coesão social do povo fatimassulense, enquanto o mesmo se felicita por ver o progresso que já tiveram nestes 56 (1954 a 2010) anos de história vivida, entre povoados, vilas até a emancipação.

 

 

O presente se revela como a vitória sobre um passado para alguns, glorioso, para outros nem tanto. O dia 09 de julho se sobrepõe sobre o dia 11 de dezembro por trazer consigo, ainda que indiretamente, as contradições deste processo histórico. Mostrar, ainda que por meio de uma memória mitificada a historicidade do processo no qual Fátima do sul tem sua gênese.

 

 

Olhamos esta história de forma retrospectiva, mas também perspectiva, só nos resta continuá-la, fazendo-a sempre, uma história de progresso, rememorando o passado, mas com os olhos sempre no futuro.  Parabéns Fátima do sul.

 


Professora de História na rede estadual em Fátima do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Após suborno e tentativa de estupro, Remy se entrega a polícia para deixar Luzia livre
REALITY SHOW
Perlla é eliminada de A Fazenda com 22,64% dos votos
RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019