Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Curso Popular garante até 80% de desconto em curso superior

7 Dez 2004 - 16h03
“Acredito que em uma universidade particular, eu até conseguiria passar, mas sem o curso popular, eu não atingiria a classificação que eu alcancei”, declara o militar Jarbas Pires Guimarães, um dos integrantes da turma do Curso Popular Pré-vestibular (CPPV), na escola Ilda Ferreira de Souza. Jarbas, de 26 anos, foi aprovado em 2º lugar no curso de Direito da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e foi o primeiro, entre os dez melhores classificados, para conquistar uma bolsa de estudos.

Com 80% de desconto nas mensalidades, ele é um dos 25 alunos do CPPV de todo o Estado que conseguiram redução no valor pago em curso da Uniderp. De acordo com a diretora do Curso Popular, Joeli Mora Silva, o acordo entre a Secretaria de Estado de Educação, que oferece o CPPV, e a instituição de ensino superior privada existe desde 2002 e já beneficiou 120 vestibulandos, com descontos que variam de 25 a 80%, conforme a pontuação nas provas.

Para Jarbas, que terminou o então segundo grau há quase dez anos, em 1995, na escola estadual Rui Barbosa, em Campo Grande, o Curso é uma ótima iniciativa do governo do Estado para incentivar as pessoas a ingressarem no ensino superior. “Além de ajudar quem não tem condições financeiras para pagar um curso pré-vestibular particular, o CPPV é uma alternativa para nós e uma grande oportunidade que o governo está proporcionando para quem quer estudar”, observa o aluno que já tentou duas vezes o vestibular para Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sem sucesso.

“Fiz alguns meses do cursinho da Federal, mas não consegui terminar. Assim que parei, fiquei sabendo do preparatório gratuito do Estado e me inscrevi”, explica. Segundo o aluno, o CPPV contribuiu principalmente para reforçar os conhecimentos em geografia e português, “disciplinas que têm mais peso no curso que lhe interessa”.

Em 2004, o Curso Popular atendeu 5.738 pessoas, sendo 3.176 no 1º semestre e 2.562 no 2º. No Vestibular de Inverno deste ano, 355 alunos (o que corresponde a 31% do número de inscritos) do CPPV foram aprovados em universidades públicas e privadas. Já em 2003, o preparatório colaborou para 1.442 alunos ingressarem no ensino superior.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS