Menu
SADER_FULL
quinta, 16 de agosto de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Curso Popular garante até 80% de desconto em curso superior

7 Dez 2004 - 16h03
“Acredito que em uma universidade particular, eu até conseguiria passar, mas sem o curso popular, eu não atingiria a classificação que eu alcancei”, declara o militar Jarbas Pires Guimarães, um dos integrantes da turma do Curso Popular Pré-vestibular (CPPV), na escola Ilda Ferreira de Souza. Jarbas, de 26 anos, foi aprovado em 2º lugar no curso de Direito da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e foi o primeiro, entre os dez melhores classificados, para conquistar uma bolsa de estudos.

Com 80% de desconto nas mensalidades, ele é um dos 25 alunos do CPPV de todo o Estado que conseguiram redução no valor pago em curso da Uniderp. De acordo com a diretora do Curso Popular, Joeli Mora Silva, o acordo entre a Secretaria de Estado de Educação, que oferece o CPPV, e a instituição de ensino superior privada existe desde 2002 e já beneficiou 120 vestibulandos, com descontos que variam de 25 a 80%, conforme a pontuação nas provas.

Para Jarbas, que terminou o então segundo grau há quase dez anos, em 1995, na escola estadual Rui Barbosa, em Campo Grande, o Curso é uma ótima iniciativa do governo do Estado para incentivar as pessoas a ingressarem no ensino superior. “Além de ajudar quem não tem condições financeiras para pagar um curso pré-vestibular particular, o CPPV é uma alternativa para nós e uma grande oportunidade que o governo está proporcionando para quem quer estudar”, observa o aluno que já tentou duas vezes o vestibular para Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sem sucesso.

“Fiz alguns meses do cursinho da Federal, mas não consegui terminar. Assim que parei, fiquei sabendo do preparatório gratuito do Estado e me inscrevi”, explica. Segundo o aluno, o CPPV contribuiu principalmente para reforçar os conhecimentos em geografia e português, “disciplinas que têm mais peso no curso que lhe interessa”.

Em 2004, o Curso Popular atendeu 5.738 pessoas, sendo 3.176 no 1º semestre e 2.562 no 2º. No Vestibular de Inverno deste ano, 355 alunos (o que corresponde a 31% do número de inscritos) do CPPV foram aprovados em universidades públicas e privadas. Já em 2003, o preparatório colaborou para 1.442 alunos ingressarem no ensino superior.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA
Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet
BOA AÇÃO
Empresário curado faz doação milionária para hospital público
VIOLENCIA
Homem desce do carro e mata mulher com tiro a queima roupa
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta confessa que matou Remy; Karola foi cúmplice
PRESO EM 2010
Morre o homem apontado como maior contrabandista de cigarros do País
ELEIÇÕES 2018 - REGISTRO FEITO
AGORA: PT registra candidatura de Lula e tem até 17 de setembro para trocar candidato
BRIGA DE FAMILIA
Briga de irmãos termina com faca cravada na cabeça de jovem adolescente
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Zefa rompe com Severo: 'Você não merece nada de bom de mim!'
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval é traficante de diamante
NOVELA DA RECORD
Herodíade diz que foi agarrada por Batista e Joana a chama de mentirosa.