Menu
PASSARELA
quarta, 18 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Curso em biossegurança discute riscos biológicos

30 Nov 2004 - 16h35
No primeiro dia do Curso de Capacitação em Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), que teve início ontem no Jandaia Hotel, foi apresentada a palestra do professor da Fundação Osvaldo Cruz, Silvo Valle, que teve como tema biorrisco, biossegurança e bioseguridade.

Durante a palestra, Silvo Valle debateu a diferença entre biossegurança e bioseguridade, estes que possuem significados completamente diferentes. Segundo o professor “a biosseguridade vem como um novo conceito de segurança biológica e percepção da sociedade sobre os riscos biológicos em aspectos científicos, econômicos e sociais”.

Com relação a biossegurança, Valle explicou que para a manipulação dos microrganismos pertencentes a cada uma das classes de risco devem ser atendidos alguns requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de Biossegurança.Os níveis são designados em ordem crescente, pelo grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade.

Entre os assuntos discutidos, foi abordada a questão da proibição do plantio de algodão transgênico pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) alegando danos à saúde pública, ao meio ambiente e ao agronégocio, além da medida provisória que permite a plantação de soja transgênica e não de algodão.

Ao longo da semana serão discutidos temas variados como: legislação de biossegurança e situação atual, métodos de detecção de OGMs, rotulagem de transgênicos, entre outros. Participam do curso técnicos e fiscais envolvidos em atividades de licenciamento e fiscalização de várias instituições como: Sema/Imap, Ibama, Idaterra, Iagro, Embrapa, Vigilância Sanitária, Ministério Público e universidades.

O curso está sendo promovido pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), da Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur) e outras instituições vai até o próximo dia 3. O encerramento contará com a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Elias Moreira.
 
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos
AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro