Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Curso aborda o autismo em Caarapó

30 Jul 2007 - 13h52
Termina hoje, em Caarapó, o curso de Educação de Autistas Uma proposta pedagógica possível, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em parceria coma Secretaria Municipal de Educação. Os assuntos abordados são relativos às diferenças no estilo cognitivo, estilos de pensamento e processo de discriminação e realização no autismo, e estão sendo debatidos sob a coordenação da pedagoga Diva Aracelis Delosi Rocha, de Assis-SP.

A cerimônia de abertura do evento foi realizada ontem pela manhã, na Câmara de Vereadores, com a presença da secretária municipal de Ação Social, Ivete Gilda de Paula Gimenes, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), do secretário de Educação e Esportes, Ismael Martins Guevara, do vice-presidente da Apae, Leônidas Ignácio Moreno, da diretora-administrativa da Escola de Educação Especial “Júlio César Nobre”, Marinalva de Souza Farias da Costa, do secretário municipal de Saúde, Paulo César Gonçalves, e da auto-defensora da Apae, Maria Girlene da Silva.

O curso – dirigido a educadores, pais e coordenadores das redes municipal e estadual de ensino, Apae e representantes do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação em Caarapó -, prossegue hoje, até o meio-dia, na Câmara de Vereadores. No período da tarde, serão realizadas oficinas no salão de eventos da Apae.

A mensagem transmitida aos participantes do curso ressalta que os sistemas de ensino devem se transformar para realizar uma educação inclusiva, que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Assim, o curso tem a finalidade de qualificar a prática pedagógica para o atendimento educacional de pessoas com autismo.

O trabalho do educador com pessoas portadoras de autismo é fundamentalmente o de ver o mundo através de seus olhos e usar esta perspectiva para ensiná-los a funcionar inseridos em nossa cultura, de forma o mais independente possível.

Enquanto não pudermos curar os déficits cognitivos subjacentes ao autismo, é pelo seu entendimento que poderemos planejar programas educacionais efetivos na função de vencer o desafio deste transtorno do desenvolvimento tão singular que é o autismo.

A melhor forma de traduzir a implementação da “cultura do autismo” pode ser resumida em uma frase: “Não é a criança que deve entender o método, mas é este - o método -que deve ajudá-la a entender o mundo.”
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul