Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 20 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
DOURADOS

Cultivo da uva é tema de dia de campo em Dourados

30 Jul 2010 - 06h15Por Incaper

 

O cultivo da videira está sendo visto por assentados da região sul do Estado como uma alternativa para diversificar a atividade rural. Vinte e cinco pequenos produtores de Nova Alvorada do Sul partem na próxima sexta-feira (30) para Dourados onde participam, na Agrovila Formosa, do “Dia de Campo: Cultura da Uva”, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Unigran (Universidade da Grande Dourados), Banco do Brasil, Agraer e prefeituras dos dois municípios.

 

 

Os participantes da caravana já produzem e comercializam hortaliças e agora estão interessados em conhecer detalhes para iniciar um novo cultivo. Desde setembro de 2008, quando o Sebrae iniciou o Projeto Território da Cidadania Agroecologia da Grande Dourados, produtores rurais de 12 municípios vem recebendo capacitação e participando de missões técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo o técnico do Sebrae Regional Sul, Vamilton Junior, o objetivo desse dia de campo é promover o intercâmbio de informações, entre os participantes e a experiência do produtor Júlio Lissarassa, que cultiva parreiras há mais de 10 anos e consegue uma produção anual de cinco mil quilos.

 

 

“A demanda deste dia de campo surgiu da necessidade de capacitação desses produtores interessados no cultivo”, explica. A expectativa é que além da experiência de Júlio o grupo possa conhecer outros aspectos da produção, por meio de técnicos da Unigran, da prefeitura e do Banco do Brasil, como linhas de crédito e as possibilidades de crescimento desse setor.

 

 

Segundo o presidente da associação de produtores da Agrovila, Armando Lemanski, a produção de uva do Estado ainda tem muito a crescer, mas faltava estrutura e capacitação. Para ele, a participação neste tipo de ação oferece suporte para o desenvolvimento do cultivo e segurança ao produtor rural. “Antes os produtores trabalhavam sem técnica e havia muitas perdas. Agora, com a orientação, melhorou muito e já podemos transmitir nossa experiência aos novos produtores”, avalia.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso