Menu
SADER_FULL
segunda, 10 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
DOURADOS

Cultivo da uva é tema de dia de campo em Dourados

30 Jul 2010 - 06h15Por Incaper

 

O cultivo da videira está sendo visto por assentados da região sul do Estado como uma alternativa para diversificar a atividade rural. Vinte e cinco pequenos produtores de Nova Alvorada do Sul partem na próxima sexta-feira (30) para Dourados onde participam, na Agrovila Formosa, do “Dia de Campo: Cultura da Uva”, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Unigran (Universidade da Grande Dourados), Banco do Brasil, Agraer e prefeituras dos dois municípios.

 

 

Os participantes da caravana já produzem e comercializam hortaliças e agora estão interessados em conhecer detalhes para iniciar um novo cultivo. Desde setembro de 2008, quando o Sebrae iniciou o Projeto Território da Cidadania Agroecologia da Grande Dourados, produtores rurais de 12 municípios vem recebendo capacitação e participando de missões técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo o técnico do Sebrae Regional Sul, Vamilton Junior, o objetivo desse dia de campo é promover o intercâmbio de informações, entre os participantes e a experiência do produtor Júlio Lissarassa, que cultiva parreiras há mais de 10 anos e consegue uma produção anual de cinco mil quilos.

 

 

“A demanda deste dia de campo surgiu da necessidade de capacitação desses produtores interessados no cultivo”, explica. A expectativa é que além da experiência de Júlio o grupo possa conhecer outros aspectos da produção, por meio de técnicos da Unigran, da prefeitura e do Banco do Brasil, como linhas de crédito e as possibilidades de crescimento desse setor.

 

 

Segundo o presidente da associação de produtores da Agrovila, Armando Lemanski, a produção de uva do Estado ainda tem muito a crescer, mas faltava estrutura e capacitação. Para ele, a participação neste tipo de ação oferece suporte para o desenvolvimento do cultivo e segurança ao produtor rural. “Antes os produtores trabalhavam sem técnica e havia muitas perdas. Agora, com a orientação, melhorou muito e já podemos transmitir nossa experiência aos novos produtores”, avalia.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado