Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 18 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
DOURADOS

Cultivo da uva é tema de dia de campo em Dourados

30 Jul 2010 - 06h15Por Incaper

 

O cultivo da videira está sendo visto por assentados da região sul do Estado como uma alternativa para diversificar a atividade rural. Vinte e cinco pequenos produtores de Nova Alvorada do Sul partem na próxima sexta-feira (30) para Dourados onde participam, na Agrovila Formosa, do “Dia de Campo: Cultura da Uva”, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Unigran (Universidade da Grande Dourados), Banco do Brasil, Agraer e prefeituras dos dois municípios.

 

 

Os participantes da caravana já produzem e comercializam hortaliças e agora estão interessados em conhecer detalhes para iniciar um novo cultivo. Desde setembro de 2008, quando o Sebrae iniciou o Projeto Território da Cidadania Agroecologia da Grande Dourados, produtores rurais de 12 municípios vem recebendo capacitação e participando de missões técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo o técnico do Sebrae Regional Sul, Vamilton Junior, o objetivo desse dia de campo é promover o intercâmbio de informações, entre os participantes e a experiência do produtor Júlio Lissarassa, que cultiva parreiras há mais de 10 anos e consegue uma produção anual de cinco mil quilos.

 

 

“A demanda deste dia de campo surgiu da necessidade de capacitação desses produtores interessados no cultivo”, explica. A expectativa é que além da experiência de Júlio o grupo possa conhecer outros aspectos da produção, por meio de técnicos da Unigran, da prefeitura e do Banco do Brasil, como linhas de crédito e as possibilidades de crescimento desse setor.

 

 

Segundo o presidente da associação de produtores da Agrovila, Armando Lemanski, a produção de uva do Estado ainda tem muito a crescer, mas faltava estrutura e capacitação. Para ele, a participação neste tipo de ação oferece suporte para o desenvolvimento do cultivo e segurança ao produtor rural. “Antes os produtores trabalhavam sem técnica e havia muitas perdas. Agora, com a orientação, melhorou muito e já podemos transmitir nossa experiência aos novos produtores”, avalia.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido