Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 26 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Cristo Redentor é eleita uma das sete maravilhas do mundo

9 Jul 2007 - 12h20
A estátua do Cristo do Redentor foi eleita neste sábado uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Muito emocionado, o técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, recebeu a placa comemorativa. Ao todo, a eleição reebeu mais de 90 milhões de votos pela Internet. A cerimônia foi realizada no Estádio da Luz, sede do Benfica.

Por ordem, o concurso anunciou os seguintes momumentos: Muralha da China, Cidade de Petra (Jordânia), Cristo Redentor, Machu Picchu (Peru), Chichen Itzá (México), Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia). Ao final, os atores Bipasha Basu, Ben Kingsley (foto) e Hilary Swank, que apresentaram a cerimônia anunciaram que a organização do evento iniciará uma nova eleição para eleger as sete maravilhas da natureza.

Neste domingo, às 11h, o governador Sergio Cabral, o secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes, representantes da Igreja e dos movimentos que apoiaram na votação participarão de uma Missa de Ação de Graças no Cristo Redentor para comemorar a escolha. O governador Sergio cabral, que esteve há duas semanas em Lisboa e fez campanha entre os portugueses a favor do Cristo, festejou a vitória. "É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo. Obrigado, Brasil!", disse.

No fim de 2005, a lista de inscritos contava com 200 monumentos e foi reduzida aos 77 mais votados. Um grupo de arquitetos, sob a coordenação do ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, escolheu os 19 finalistas, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico. Ao lado, a multidão que o lotou a cerimônia no Estádio da Luz.

Os votos definitivos passaram a ser computados a partir de janeiro deste ano. Na última contagem, divulgada há três semanas, o Cristo Redentor estava entre os dez mais votados - mas o número de votos de cada monumento não foi divulgado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, por meio de comunicado, que o Cristo Redentor "sempre foi uma maravilha do Brasil". "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio de Janeiro e do Brasil. A partir de agora ele é também uma das sete maravilhas do mundo. Parabéns Rio. Parabéns Brasil", disse Lula.

Confira as novas sete maravilhas do mundo

1- Muralha da China. A Grande Muralha da China é um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.

2- Cidade de Petra (Jordânia). A antiga cidade de Petra (foto), um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em região desértica.

3- Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

4- Machu Picchu (Peru). A cidade perdida dos incas, está localizada a 2.491m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.

5- Chichen Itzá (México). É a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.

6- Coliseu (Itália). É o símbolo (foto) da Roma antiga. O anfiteatro, inagurado no ano 80 pelo imperador Titus, recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.

7- Taj Mahal (Índia). Construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.
 
 
O Dia Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

INSTINTO ASSASSINO
Jovem leva 23 perfurações pelo corpo dois dias após se separar e fica em coma induzido
CRUELDADE
Adolescentes torturam e matam garota por causa de ciúmes, divulgam vídeo e são apreendidas
HABEAS CORPUS
Segunda Turma do STF mantém Lula preso
TRAGEDIA NA RODOVIA
Uma pessoa morre e cinco feridos após carro da Secretaria de Saúde bater em caminhão
ESCRAVIDÃO
Mulher era mantida em cárcere privado por 20 anos
MONSTRUOSIDADE
Bebê de 9 meses é estuprado e espancado até a morte
QUADRO ESTÁVEL
Após acidente e cirurgia às pressas, Filho de Huck e Angélica deixa UTI
CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'
EMOÇÃO DEMAIS
Idoso passa mal e morre em palco ao ganhar carro em sorteio