Menu
SADER_FULL
sexta, 16 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Cristo Redentor é eleita uma das sete maravilhas do mundo

9 Jul 2007 - 12h20
A estátua do Cristo do Redentor foi eleita neste sábado uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Muito emocionado, o técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, recebeu a placa comemorativa. Ao todo, a eleição reebeu mais de 90 milhões de votos pela Internet. A cerimônia foi realizada no Estádio da Luz, sede do Benfica.

Por ordem, o concurso anunciou os seguintes momumentos: Muralha da China, Cidade de Petra (Jordânia), Cristo Redentor, Machu Picchu (Peru), Chichen Itzá (México), Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia). Ao final, os atores Bipasha Basu, Ben Kingsley (foto) e Hilary Swank, que apresentaram a cerimônia anunciaram que a organização do evento iniciará uma nova eleição para eleger as sete maravilhas da natureza.

Neste domingo, às 11h, o governador Sergio Cabral, o secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes, representantes da Igreja e dos movimentos que apoiaram na votação participarão de uma Missa de Ação de Graças no Cristo Redentor para comemorar a escolha. O governador Sergio cabral, que esteve há duas semanas em Lisboa e fez campanha entre os portugueses a favor do Cristo, festejou a vitória. "É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo. Obrigado, Brasil!", disse.

No fim de 2005, a lista de inscritos contava com 200 monumentos e foi reduzida aos 77 mais votados. Um grupo de arquitetos, sob a coordenação do ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, escolheu os 19 finalistas, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico. Ao lado, a multidão que o lotou a cerimônia no Estádio da Luz.

Os votos definitivos passaram a ser computados a partir de janeiro deste ano. Na última contagem, divulgada há três semanas, o Cristo Redentor estava entre os dez mais votados - mas o número de votos de cada monumento não foi divulgado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, por meio de comunicado, que o Cristo Redentor "sempre foi uma maravilha do Brasil". "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio de Janeiro e do Brasil. A partir de agora ele é também uma das sete maravilhas do mundo. Parabéns Rio. Parabéns Brasil", disse Lula.

Confira as novas sete maravilhas do mundo

1- Muralha da China. A Grande Muralha da China é um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.

2- Cidade de Petra (Jordânia). A antiga cidade de Petra (foto), um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em região desértica.

3- Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

4- Machu Picchu (Peru). A cidade perdida dos incas, está localizada a 2.491m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.

5- Chichen Itzá (México). É a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.

6- Coliseu (Itália). É o símbolo (foto) da Roma antiga. O anfiteatro, inagurado no ano 80 pelo imperador Titus, recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.

7- Taj Mahal (Índia). Construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.
 
 
O Dia Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante