Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CONTAINER
Brasil

Crescimento atrai trabalhadores estrangeiros, diz governo

23 Ago 2010 - 16h54Por G1
O Ministério do Trabalho informou nesta segunda-feira (23) que foram concedidas, no primeiro semestre de 2010, 22,1 mil autorizações de trabalho para estrangeiros, o que representa um crescimento de 18,8% sobre o mesmo período do ano passado.

O presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, avaliou que o crescimento não tem relação com uma possível falta de mão de obra qualificada, mas que seria um reflexo do aumento dos investimentos no Brasil.

"A vinda desses profissionais está relacionada com a implementação de investimentos seja pela aquisição de máquinas e equipamentos importados, que demandam a vinda de técnicos para a montagem, instalação ou repasse da tecnologia; seja pela instalação de novas empresas estrangeiras, que demanda a vinda de profissionais estrangeiros para a fase de instalação; seja pela vinda de embarcações e plataformas estrangeiras para exploração de petróleo, que vêm ao Brasil com suas tripulações estrangeiras, e gradativamente contrata brasileiros para trabalho a bordo", disse Almeida.

Do total de autorizações concedidas para estrangeiros no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Trabalho informou que 20.760 são temporárias e 1.428 permanentes. No mesmo período do ano passado, as permanentes somaram 1.335, e as temporárias, 17.334.

Setores
Entre as autorizações concedidas, 8.244 são para trabalhadores estrangeiros que atuam a bordo de embarcações ou plataforma estrangeira (no primeiro semestre de 2009, foram 6.670); 3.724 para assistência técnica por prazo de 90 dias, sem vínculo empregatício (2.858 no mesmo período do ano passado).

Também foram concedidas, no primeiro semestre de 2010, 3.270 autorizações para artistas e desportistas (2.903 em 2009); 2.532 para assistência técnica, cooperação técnica e transferência de tecnologia, sem vínculo empregatício (2.080 em 2009); e 770 para marítimos estrangeiros empregados a bordo de embarcação de turismo estrangeira que opera em águas brasileiras (933 nos primeiros seis meses do ano passado).

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico