Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
ECONOMIA

Cresce uso da palha na produção de energia em MS

18 Ago 2010 - 05h39Por

A crescente utilização da palha como matéria- prima de bionergia em MS valorizou a cana. Indústria e produtores discutem adoção de novo modelo de apuração de preços da planta que deve levar em conta seu novo uso e elevar valores pagos ao produtor do Estado. A metodologia paulista adotada hoje considera a capacidade de produção de açúcar e o peso da planta. Criado em 1999, depois que o governo federal deixou de fixar valores de referência, o Consecana passa por modificações também em São Paulo.

“A tendência é que a indústria use, cada vez mais, a palha da cana para gerar energia; se levarmos em conta essa valorização da palha no cálculo, teremos preços mais altos para o fornecedor”, explica o coordenador da Comissão de Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Luis Alberto Moraes Novaes. Ele prevê diminuição e consequente desaparecimento da queima da palha por conta do seu uso na produção de energia limpa. A indústria utiliza 50% de palha e 75% de bagaço nesse processo.

A metodologia do Consecana considera a taxa de açúcar (ATR) e o peso da planta. O cálculo passará por adaptações também em São Paulo. “O Consecana sofre alterações a cada cinco anos para atualizar índices e ganhos da cadeia produtiva”, afirma o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil -Orplana, Ismael Perina Júnior. Ele foi um dos palestrantes do Canasul 2010, em Campo Grande. Sua participação detalhou o sistema paulista.

Para o presidente da Comissão de Bionergia da Famasul, realizador do Canasul 2010, produtores e indústria precisam estar abertos ao diálogo. “É importante termos uma metodologia que leve em conta as particularidades do Estado. Isso desenvolve a cadeia produtiva, precisamos desse diálogo”, argumenta Novaes.

O Canasul 2010 que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. As palestras poderã ser acessadas pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul depois do dia 30. O Canasul 2010 foi realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'