Menu
SADER_FULL
terça, 26 de março de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
ECONOMIA

Cresce uso da palha na produção de energia em MS

18 Ago 2010 - 05h39Por

A crescente utilização da palha como matéria- prima de bionergia em MS valorizou a cana. Indústria e produtores discutem adoção de novo modelo de apuração de preços da planta que deve levar em conta seu novo uso e elevar valores pagos ao produtor do Estado. A metodologia paulista adotada hoje considera a capacidade de produção de açúcar e o peso da planta. Criado em 1999, depois que o governo federal deixou de fixar valores de referência, o Consecana passa por modificações também em São Paulo.

“A tendência é que a indústria use, cada vez mais, a palha da cana para gerar energia; se levarmos em conta essa valorização da palha no cálculo, teremos preços mais altos para o fornecedor”, explica o coordenador da Comissão de Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Luis Alberto Moraes Novaes. Ele prevê diminuição e consequente desaparecimento da queima da palha por conta do seu uso na produção de energia limpa. A indústria utiliza 50% de palha e 75% de bagaço nesse processo.

A metodologia do Consecana considera a taxa de açúcar (ATR) e o peso da planta. O cálculo passará por adaptações também em São Paulo. “O Consecana sofre alterações a cada cinco anos para atualizar índices e ganhos da cadeia produtiva”, afirma o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil -Orplana, Ismael Perina Júnior. Ele foi um dos palestrantes do Canasul 2010, em Campo Grande. Sua participação detalhou o sistema paulista.

Para o presidente da Comissão de Bionergia da Famasul, realizador do Canasul 2010, produtores e indústria precisam estar abertos ao diálogo. “É importante termos uma metodologia que leve em conta as particularidades do Estado. Isso desenvolve a cadeia produtiva, precisamos desse diálogo”, argumenta Novaes.

O Canasul 2010 que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. As palestras poderã ser acessadas pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul depois do dia 30. O Canasul 2010 foi realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FATIMA DO SUL - JULIFRAN
Julifran Restaurante promete chopp grátis a cada gol de Borja sobre Novorizontino
BONITO - MS - AGÊNCIA BONITO ECO TOUR
Faça o que lhe faz bem! Viaje para Bonito MS!
CIUMES
Marido vê foto de outro no celular e agride mulher na cabeça e a joga para fora do carro
ORAÇÕES
Estado de saúde de Cláudia Rodrigues (a diarista) é grave
PAULISTÃO IV
“Hoje foi realmente a estreia do São Paulo”, diz Mancini após vitória
PAULISTÃO III
Carille vê Corinthians abaixo: “Fomos premiados com o empate”
PAULISTÃO II
Com falha e ‘milagre’ de Prass, Palmeiras busca empate com gol de estreante
PAULISTÃO
Santos aproveita falhas do Red Bull e abre boa vantagem no Pacaembu
MOSTRA MONITORAMENTO
Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação
CRIME NA MADRUGADA
Mulher é brutalmente assassinada; carro foi visto deixando o local