Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Crédito imobiliário deve dobrar nos próximos anos, diz especialista

15 Mai 2007 - 13h00
O superintendente da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), José Pereira, participou nesta segunda-feira (14) de chat do G1 e tirou dúvidas dos leitores sobre o financiamento da casa própria.

O especialista ressaltou que nunca tanto dinheiro circulou no país com o objetivo de financiar residências – e a tendência é que esse montante continue a crescer. “Hoje, o crédito imobiliário está em 5% do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil. Em cinco ou dez anos, isso deve dobrar”, afirmou.

Escolher um financiamento imobiliário não é uma tarefa fácil. As taxas de juros variam conforme o banco, a renda do tomador do empréstimo e o risco representado pelo cliente. Por isso, diz Pereira, é preciso fazer muita pesquisa antes de se optar por uma instituição financeira. “É importante fazer uma pesquisa de mercado para ver qual é o banco que oferece as melhores condições para o seu caso”, disse o superintendente da Abecip a um dos participantes do chat.

Veja abaixo as principais dúvidas respondidas:

 Taxa de juros
"Não está relacionada à taxa Selic. A legislação estabelece a taxa máxima que o banco pode cobrar: 12% (ao ano). Hoje, o mercado pratica taxas um pouco inferiores a isso. Em alguns casos, existem taxas de 9%, 10%".

 Imóvel para investimento
"Comprar para investimento é sempre uma possibilidade, mas qualquer investimento sem ser de remuneração (a juros) pode ser arriscado. O valor pode aumentar ou cair".

 Crédito para reforma
"É perfeitamente possível. A operação é normal, qualquer banco tem linha de crédito para isso".

 Uso do FGTS
"Tem algumas condições. Primeiro o imóvel tem de se enquadrar, não podendo superar os R$ 400 mil em valor. A pessoa pode usar o FGTS no momento da compra, durante o financiamento ou para abater parte da prestação. (O mutuário) pode ainda juntar recursos próprios com o saldo do FGTS e quitar o imóvel".

 O PAC e a habitação
"O PAC prevê uma série de medidas e recursos voltados para a área de empréstimo imobiliário. Lá está que os recursos da poupança devem atingir R$ 42 bilhões, o que é bastante razoável".

 Garantias pelo financiamento
"A operação mais comum é dar o próprio imóvel (como garantia), mas dá para usar outros (bens) também. Qualquer bem é válido para dar garantias".

 Compra na planta

"Não tem nenhuma relação com a taxa de juros. Cada construtora tem a sua condição. É bom observar as condições de pagamento, ter uma avaliação perfeita de quanto se terá de pagar durante o financiamento".

 

 Renda

"Não existe renda mínima para se obter um financiamento imobiliário. Normalmente, o sistema prevê que a prestação não deva superar entre 20% ou 25% da renda (do mutuário)".

 

 Morte do mutuário

"Se (o financiamento) é do sistema financeiro (da habitação), há um seguro, basta acessar esse seguro. Quem pagou prestações depois da morte (do titular) pode até ter seu dinheiro devolvido".

 

 

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente