Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Crea-MS promove seminário na Feicana 2010

18 Ago 2010 - 08h38Por

O Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, recebe entre os dias 17 e 19 de agosto, a Feicana FeiBio 2010- Feira de Negócio do Setor de Energia. Mato Grosso do Sul está entre os estados que mais registram crescimento nessa área no cenário nacional. Prevê-se que em 2015, torne-se o segundo colocado no ranking dos maiores produtores de cana-de-açúcar, etanol, açúcar e bioeletricidade no país. Isso por meio de crescentes investimentos e a concretização do poliduto (alcoolduto interligando o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no Paraná). Dados da União dos Produtores de Bionergia (Udop) indicam que hoje há no Estado 22 usinas instaladas e 11 em fase de projeto.

Segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a cana-de-açúcar ocupa hoje 425,5 mil hectares do território sul-mato-grossense. Até 2012, mais de R$ 2 bilhões serão empregados na construção de novas usinas e na ampliação das unidades já existentes.

Na manhã do dia 19 de agosto, a partir das 8h, acontece durante a Feira, o seminário As engenharias no desenvolvimento das indústrias de açúcar e álcool de MS promovido pelo Crea-MS, Instituto de Engenharia de MS (IEMS), Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MS), Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS), Associação de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Aesa) e pela Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest).

O presidente do Crea-MS, Jary Castro, abre o seminário, às 8h, com a palestra “Divulgação das ações do Crea-MS na fiscalização e atribuição profissional, no processo da indústria do açúcar e do álcool”.

Os impactos ambientais das usinas é motivo de polêmica nas discussões atuais sobre desenvolvimento sustentável. Para abordar soluções, o engenheiro Auro Simões Pólvora, do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), falará sobre “Estudo de Impacto Ambiental de Usina”, às 8h40.

Em seguida, às 9h20, o engenheiro mecânico Francisco Siestrup, aborda o assunto "Especificação e normas de aplicação de válvulas de alívio de pressão e corta chamas em tanques de álcool”.

O alto índice de tecnologia utilizada na agroindústria não descartou a possibilidade de existirem acidentes com trabalhadores, sobretudo os vinculados ao plantio e corte de cana-de-açúcar. A partir desse contexto, o engenheiro de segurança do trabalho Albertoni Martins da Silva Junior, apresenta o assunto, às 10h40, “Segurança do Trabalho na Agroindústria”.

Para encerrar, às 11h20, o conjunto de procedimentos e requisitos para executar as atividades que envolvem a energia elétrica, que faz parte da “NR-10” e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), é o tema da palestra que será ministrada pelo engenheiro eletricista Amâncio Rodrigues da Silva Junior

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Aranha descobre marca de pata de gato de Gabriel, tira foto e conta aos guardiã
SUSTO
Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos
PROCURADO
Com prisão decretada desde setembro, Dado Dolabella é considerado foragido da Justiça
DICAS DE MARKETING
5 dicas de marketing para um negócio de dropshipping
CRIME HEDIONDO
Câmera flagra ataque de suspeito de estuprar garota de 14 anos em SP; vídeo
TERROR
Ataque dentro da Catedral deixa ao menos cinco mortos em Campinas
REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede