Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

CPI da Saúde é aprovada em Comissão da Câmara

17 Dez 2004 - 15h44

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, parecer do deputado federal Rafael Guerra (PSDB - MG) favorável à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS) que irá apurar se a Emenda Constitucional nº 29 vem sendo cumprida pelos estados e pelo Distrito Federal. O dispositivo determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, destinem um percentual de seus recursos para a área de saúde.

No entanto, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que a maior parte dos 27 estados brasileiros continuam desrespeitando a Constituição, uma vez que não têm investido em serviços públicos de saúde.

 "Gastos com inativos, empresas de saneamento, habitação urbana, recursos hídricos, merenda escolar, alimentação de presos, hospitais de "clientela fechada" (como hospitais de servidores estaduais) foram incluídos indevidamente como despesas em ações e serviços de saúde. Parâmetros claros e acordados com os Estados e seus Tribunais de Contas já foram feitos no sentido de vetar esses expedientes, mas estes não estão sendo cumpridos",

afirma Resende.

O deputado disse ainda que, numa comparação internacional, o montante de dólares destinados à saúde/habitante/ano é irrisório, mantendo-se distante do necessário para que a população receba serviços suficientes e de qualidade na área. "Enquanto os sistemas de saúde mais avançados e sensíveis

aos direitos da população contam com uma faixa acima de 1.500 dólares por habitante/ano, nós permanecemos por volta de dez vezes menos", denuncia.

         Segundo Resende, as estimativas atuais para a participação dos orçamentos públicos nos gastos totais com saúde para a sociedade brasileira, estão em torno de 45%., sendo que, os 55% restantes são de origem privada, ou seja, realizada por planos privados e gastos familiares no mercado de saúde. Já nos países mais desenvolvidos, a participação dos orçamentos públicos está acima de 70%, restando menos de 30% para os gastos privados.

De acordo com o deputado, o descumprimento da EC nº 29 pelos estados remonta a uma cultura antiga, onde nota-se que, a medida que a União destina mais recursos para a saúde, os estados acabam indo na direção contrária. Além disso, o deputado denuncia que boa parte dos estados não cumpre a Lei n.º 8.689, de 1993, que obriga a prestação de contas trimestral nas Assembléias Legislativas.

         Municípios

Já no âmbito municipal, Resende afirma que a é cada vez mais complexa, já que há um crescimento acentuado e contínuo por serviços preventivos e curativos em todos os níveis de complexidade, além da pressão por parte dos usuários e prestadores, dos profissionais e dos fornecedores de equipamentos e insumos. "O quadro geral é mais de estratégias de sobrevivência que, no seu volume e tensão, confundem e desviam as oportunidades de efetiva consolidação do SUS", acredita.

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho