Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 9 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

CPI da Enersul deve pedir redução de até 15% na tarifa de energia

7 Ago 2007 - 13h59
 

A CPI da Enersul deve apresentar uma contraproposta que varia entre 10% e 15% de redução na tarifa de energia elétrica. A informação é do relator da Comissão, deputado Marquinhos Trad (PMDB). A Enersul ofereceu 1,5% de redução imediata na tarifa. Segundo o parlamentar, esta é a média que a Comissão acredita ser aceitável diante das denúncias de cobrança irregular contra a empresa.

A contraproposta deverá ser apresentada pela empresa no próximo dia 14, quando a CPI fará uma nova reunião com diretores da Enersul. A redução de até 15% segundo Marquinhos é para o consumo residencial. No caso do consumo industrial, o deputado explica que os 5% apresentados pela empresa “são razoáveis”, no entanto, a CPI deverá pedir uma redução um pouco maior.

Inmetro

A primeira etapa de aferições de medidores de energia elétrica não apresentou irregularidades na maioria dos casos, conforme apurou o Midiamax. O primeiro lote aferido incluiu nove casos selecionados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul, com base em dados fornecidos pelo Procon/MS. Dos nove casos solicitados, apenas um não foi aferido, porque o residente não foi localizado.

Fonte confiável informou ao Midiamax que dos oito casos aferidos em pelo menos seis os medidores não apresentaram irregularidades, sobre os outros dois não havia informações. Os laudos ainda serão apresentados à CPI, provavelmente nesta quarta-feira (8). O vice-presidente da CPI, Paulo Duarte (PT), disse que com certeza a comissão deverá pedir novas aferições. O parlamentar disse que não tinha informações ainda dos resultados, mas explicou que essa é apenas uma das etapas dos trabalhos da CPI. “Se havia indícios de irregularidades, o trabalho da CPI é verificar, se não foi constatada irregularidade vai dizer que não houve”, disse Duarte.

Aferições

As aferições foram feitas em cinco consumidores industriais e quatro residenciais em Campo Grande e Nova Alvorada do Sul, todos indicados pela comissão. Um dos casos considerado relevante pela comissão foi o da indústria Dallas Alimentos, em Nova Alvorada, que, conforme apuramos, não apresentou problemas. A fonte informou ainda que em alguns casos o problema estava na ligação de energia, indicando como provável causa pela reclamação a fuga de energia. Fuga não se trata de ligação clandestina, ressaltou a fonte.

O trabalho foi realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) e pela empresa prestadora de serviços Gauss, com acompanhamento da Enersul. O Procon/MS entregou há duas semanas à CPI dados de aproximadamente 430 reclamações protocoladas no órgão desde janeiro de 2007, conforme disse na ocasião o superintendente da entidade, Wiliam Brito.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Divulgação CBMMS e PMMS MS NO RIO GRANDE DO SUL
Atuação das forças de segurança pública de MS se destaca no resgate de vítimas no RS
FÁTIMA DO SUL - TODOS PELO RIO GRANDE DO SUL
Pizzaria Carioca irá doar todo lucro da venda de pizzas desta quinta-feira ao Rio Grande do Sul
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Mais Lidas

Plantão
Acidente na Rodovia 376 deixa trânsito parcialmente interrompido entre Fátima do Sul e Vicentina
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em DiaAÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Acabando a poeira: Drenagem e asfalto chegando na Linha Iguassu no Jardim dos Ipês em Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana