Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Copom deve manter meta de 4,5% da inflação para 2009

25 Jun 2007 - 10h10

As recentes pressões inflacionárias já começam a mexer nas projeções do mercado financeiro. Boletim Focus desta semana aponta nova elevação das previsões para o IPCA. Para este mês a variação foi mais forte: passou de 0,18% para 0,21%. Para o ano subiu para 3,60%. Mas o cenário de longo prazo ainda permanece favorável. Tanto que a projeção para 2008 - há muito tempo estabilizada - caiu de 4% para 3,99%.

Justamente por essa perspectiva e também pela folga ainda registrada em relação à meta deste ano que o mercado continua apostando na manutenção de um ritmo mais acelerado de corte dos juros. Ou seja, mais uma redução de meio ponto na taxa básica de juros na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Mas a evolução dos diversos índices deve ser acompanhada com atenção. A semana já começou com a divulgação de mais um índice um pouco acima do esperado. O IPC-S da FGV deveria estar cedendo, mas manteve na terceira prévia do mês a mesma variação da segunda: 0,40%.

E ainda em relação à inflação, o Conselho Monetário decide nesta semana a meta para 2009. Com todas as sinalizações dadas, até pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, o mais provável é que continue em 4,5%. O que traz uma certa tranqüilidade quanto à evolução dos juros. Mantida a atual folga entre inflação e meta, mesmo com a pressão detectada nos diversos índices, fica aberta a possibilidade de manutenção do processo de queda da taxa básica em prazo mais longo. Claro que dependendo também de outros limitadores desse processo além da inflação. Por enquanto, o mercado mantém previsão de Selic a 10,75% no final deste ano e 9,75% no fechamento de 2008.

 

 

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS