Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Copa do Mundo ocupa quase metade da programação da TV aberta

5 Jun 2010 - 09h06Por Terra

Duas horas para cada jogo, três partidas diárias e muitos programas, debates e entradas em telejornais de pós e pré-jogos de seleções conceituadas. Em dias normais de Copa do Mundo, a previsão é que emissoras como Globo e Band, que detêm os direitos de exibição dos jogos, fiquem até nove horas diárias dedicadas ao mundial de futebol. Nos dias de jogos do Brasil, então, esse tempo deve subir bem mais. "Apenas duas redes têm direito de exibir as partidas e nós somos uma delas. A grade fica inteira à disposição do evento. Nossa prioridade, sem qualquer dúvida, é a Copa", defendeu José Emílio Ambrósio, diretor geral de Esportes da Band.

Para garantir a melhor cobertura, tanto a Band quanto a Globo se comprometem a transmitir 100% da Copa em alta definição. Dos 64 jogos, oito serão exibidos em compacto, já que têm horários simultâneos. Na Band, eles devem ocupar o horário da tarde, enquanto que a Globo pretende reservar a faixa da madrugada para essas partidas. Além disso, ambas têm programas para antes e depois de todas as disputas, sendo que nos dias de jogos da seleção brasileira, a ideia é manter cada um por pelo menos 40 minutos no ar. É esse tempo também que o Central da Copa, de Tiago Leifert, ganha para analisar o desempenho da equipe de Dunga antes do Jornal da Globo, por volta das 23 horas. E que Galvão Bueno terá para comentar a seleção após os jogos. "Juntando as equipe da Globo, Globoesporte.com e Sportv, contamos com mais ou menos 250 pessoas. Temos estrutura para entrar a qualquer hora com informações sobre o evento", enfatizou Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Central Globo de Jornalismo e Esportes.

Para quem não tem os direitos de transmissão, o jeito é correr pelas bordas. O SBT garantiu a contratação de Pelé como comentarista nos telejornais e em programetes de um minuto, o que até dá certo prestígio a uma cobertura que promete enviar apenas 12 pessoas para a África do Sul. Entre eles, dois repórteres destinados a seguir a seleção brasileira. Número parecido com o da Rede TV!, que embarca 15 profissionais para o continente africano. Entre eles, Alfinete e Vesgo, personagens de Daniel Peixoto e Rodrigo Scarpa no humorístico Pânico na TV!, único programa da emissora ¿ fora os esportivos e telejornais ¿ que deve abrir espaço para a cobertura do mundial. "Qualquer evento de grande porte merece atenção. E essa reunião de torcedores do mundo todo mais a rotina de um país inteiro alterada por um mês são pratos cheios para fazer rir", opinou Scarpa, que já cobriu a Copa de 2006, na Alemanha, para o programa.

A Record é outra que corre atrás dos bastidores do campeonato. Detentora dos direitos de exibição das Olimpíadas de 2012, que serão realizadas em Londres, a emissora aposta cada vez mais nas coberturas esportivas. Na Copa, a intenção é que a equipe com 28 integrantes enviada à África abasteça os programas da emissora com reportagens exclusivas não só sobre a disputa pela taça e a seleção brasileira, mas também matérias de comportamento e curiosidades. "Seremos detetives. Vamos retratar com veracidade o que acontece fora dos estádios", adiantou Mylena Ciribelli. Algo próximo do que a MTV pretende mostrar, mas com apenas seis pessoas produzindo o MTV no Mundial - Paulo Bonfá na África. O reality show estreia dia 11 e terá, inicialmente, cinco minutos diários. "Muitas vezes, o que acontece fora dos campos é muito mais interessante do que o que acontece dentro", analisou Bonfá. Além disso, a emissora musical conta também com o especial Rockgol no Mundial. Mas apenas nos dias em que o Brasil jogar.

Cobertura virtual
Não é só com o conteúdo da TV que as emissoras estão se preocupando. A participação cada vez mais ativa dos telespectadores na internet estimula as equipes a produzirem conteúdo específico também para quem pretende acompanhar a Copa do Mundo pela tela do computador ou em dispositivos móveis de conexão. Na Record, por exemplo, Mylena Ciribelli pretende manter seu blog sempre atualizado. "A gente usa todos os meios possíveis para passar o máximo de informação ao público. Vou postar tudo pelo celular", disse a jornalista, que já está na África do Sul e se prepara para sua segunda cobertura de Copa. A primeira foi na França, em 1998.

A Rede TV!, que manda poucas pessoas para a África nessa cobertura, também tenta ganhar a preferência dos internautas. Para isso, a emissora disponibilizará em seu site todo o material produzido sobre o mundial. E também um blog atualizado pela equipe que estará em solo africano. Na Globo, a ordem é aproveitar tudo o que for possível no Globoesporte.com, mantendo uma cobertura em tempo real do que acontecerá no evento. Glenda Kozlowski é uma que pretende aproveitar o espaço no portal para escrever crônicas e usar materiais que, eventualmente, não ganhem destaque na TV. "Só não sei se vou ter tempo para isso. A gente sabe que em uma cobertura como essa é preciso filtrar muita coisa porque não dá para dar tudo na emissora. Só que na internet não há problema com espaço", explicou.

Instantâneas
# Escalados inicialmente para a cobertura da Copa pelo Casseta & Planeta Urgente!, Hélio de La Peña e Beto Silva não vão mais para a África. A Globo optou por não levar humoristas para o evento.
# Felipe Andreolli e Rafael Cortez fazem parte da equipe da Band que participa da cobertura da África. Os dois vão fazer matérias para o CQC - Custe o que Custar .
# Ana Maria Braga tem planos de apresentar algumas edições do Mais Você, da Globo, direto da África do Sul. Mas isso só nas oitavas de final, já que na primeira fase o programa dela dará lugar a vários jogos que serão transmitidos no mesmo horário.
# Até agora, estão confirmadas as datas de três partidas da seleção brasileira: nos dias 15, 20 e 25 de junho, às 15h30, 15h30 e 11h, respectivamente.

Programação

Globo:
# Fantástico - Edição especial neste domingo, dia 6, dando início oficialmente à cobertura da Copa pela emissora. Tadeu Schmidt já estará na África, de onde vai ancorar o programa até o fim da competição.
# Profissão Repórter - A equipe de aprendizes de Caco Barcellos faz uma espécie de esquenta para a Copa no dia 8 de junho. O programa mostra os últimos detalhes da preparação da África do Sul para o evento e a expectativa da seleção brasileira em relação ao primeiro jogo, contra a Coreia do Sul, no dia 15.
# Central da Copa - Estúdio montado no Rio equipado com quatro câmaras de alta definição e duas telas interativas de onde Luís Ernesto Lacombe e Tiago Leifert apresentarão informações da Copa. É deste espaço que Tiago comandará, nos dias de jogos da seleção canarinho, um debate sobre a performance brasileira por volta das 23 h.
# Galvão Bueno ancora uma mesa redonda analisando a atuação dos jogadores brasileiros logo após cada partida da seleção. O programa deve durar 40 minutos.
# O Jornal da Globo fica nas mãos de Christiane Pelajo. William Waack produz matérias para o telejornal da África, mas por conta do fuso de cinco horas de diferença, não deve entrar ao vivo.
# O Bom Dia Brasil ganha reforço na sua cobertura com a participação do jornalista Alex Escobar na equipe que participa da cobertura direto da África.
# Jornal Hoje, Globo Esporte e Esporte Espetacular, quando forem exibidos - alguns terão edições canceladas por conta do horário dos jogos -, contarão com entradas ao vivo de Glenda Kozlowski.
# Fátima Bernardes apresenta o Jornal Nacional da África do Sul, enquanto William Bonner fica no Brasil.
# Os compactos dos jogos que não forem exibidos por coincidirem com outras partidas serão apresentados na madrugada, após o Programa do Jô.

Band:
# O Jornal da Band será apresentado direto da África pelos âncoras Ticiana Villas Boas e Ricardo Boechat. Renata Fan apresentará da África os programas Jogo Aberto e Apito Final. Rafael Cortez e Felipe Andreolli farão matérias especiais da África para o CQC - Custe o que Custar. Por questões estratégicas, a emissora ainda não liberou sua grade para divulgação na imprensa.

TV Brasil:
# Repórter África - Copa 2010 - Rodrigo Viana apresenta uma revista esportiva com convidados da área artística e cultural para analisarem o futebol sob diversas visões. Todos os dias, a partir de 11 de junho, às 23h. MTV:
# MTV no Mundial - Paulo Bonfá na África estreia dia 11, às 21 horas, com cinco minutos diários de reality show sobre a viagem de Paulo Bonfá à África para acompanhar o mundial de futebol.
# Rockgol no Mundial será uma edição especial do

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon