Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Convenção do PMDB define candidatos neste sábado em MS

26 Jun 2010 - 06h00Por Fátima News, com Assessoria

A Convenção do PMDB de Mato Grosso do Sul para homologar as Candidaturas ao Governo do Estado, ao Senado da República, Câmara Federal e Assembléia Legislativa do Estado acontece em Campo Grande neste sábado, 26/6, a partir de nove horas, na Avenida Costa Silva, 1100 (antiga Campo Grande Diesel), Jardim Paulista,

 

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, é pré-candidato a deputado federal, e conta com apoio de diversos Diretórios Municipais do PMDB.

 

“É tempo de renovar, precisamos escolher um deputado federal que seja capaz de substituir a política econômica, implantar uma administração comprometida com o setor produtivo e a economia local", analisa ele. "Com toda a minha experiência, sinto que sou capaz de ouvir os sentimentos dos sul-mato-grossenses e apoiá-los em sua capacidade de empreender e de gerar renda para ter uma vida digna e gerar empregos", argumenta. "Por esses e outros anseios que afirmo com convicção a minha pré-candidatura a deputado federal aqui em Mato Grosso do Sul”, conclui Esacheu Nascimento.

 

Outros pré-candidatos a deputado federal pelo partido são Akira Otsubo, Fabio Trad, Roberto Hashioka, Geraldo Resende, Marçal Filho, nomes já declarados publicamente. Entre os pré-candidatos a deputado estadual estão Junior Mochi, Youssif Domingos, Eduardo Rocha, Jerson Domingos, Oseas Ohara, Marum, Picarelli. Para o Senado, o candidato do PMDB é Waldemir Moka e para o Governo, buscando a reeleição, o governador André Puccinelli.

A Legislação e a Convenção

 

A convenção, do latim conventio, é, amplamente, assembléia ou reunião em que se discute ou delibera sobre determinado assunto. A convenção partidária é o grande momento de reunião dos partidos políticos.

 

A legislação estabelece apenas o período em que as convenções podem ser convocadas e realizadas, cabendo ao estatuto de cada partido definir as regras próprias para sua realização. Essas regras dizem respeito ao próprio partido e versam sobre a forma de convocação (edital, notificação, publicação na imprensa, na justiça eleitoral etc...), prazos, quorum de instalação e deliberação, bem assim como se o voto será colhido abertamente ou de forma secreta, ou mediante aclamação.

 

O período previsto para a realização das convenções partidárias situa-se entre os dias 10 e 30 de junho de cada ano em que se realizarem eleições e sua convocação deve obedecer as regras contidas nos estatutos de cada partido.

 

As convenções podem ser realizadas, com vistas à formação de coligações partidárias, num mesmo dia e com esse objetivo definido e, sendo aprovada a coligação, no âmbito dos partidos envolvidos, essa aprovação deve ser levada à justiça eleitoral e, daí em diante uma série de obrigações e direitos afetarão os passos dessa coligação, inclusive quanto ao direito de reclamar, representar e impugnar nos processos eleitorais, haja vista que, em muitos casos, a competência para tanto será exclusiva da coligação.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados