Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Controladores se aquartelam e fazem greve de fome

30 Mar 2007 - 15h21

Os controladores do Cindacta 1 de Brasília decidiram iniciar uma greve de fome reivindicando melhores condições de trabalho. Mais de 100 profissionais estariam participando do movimento, que teve como estopim a transferência de um de seus coordenadores para o Rio Grande do Sul. Os controladores estão todos no Cindacta no movimento de aquartelamento, por iniciativa própria.

Em discurso hoje pronunciado no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) informou que os controladores de vôo de Manaus estão em greve de fome, denunciam fatos graves, e disse que "há risco de morte para quem voa, hoje, no País".

"Não dá mais para empurrar com a barriga o problema do apagão aéreo", afirmou. "É preciso que o presidente da República lidere o enfrentamento da questão, sem agir como se fosse líder da oposição ao seu próprio governo".

A Aeronáutica negou, oficialmente, que haja qualquer mobilização dos controladores do Cindacta 1. A assessoria de imprensa do órgão classificou as informações sobre a mobilização de "boato" e argumentou que o movimento no tráfego aéreo está normal, para provar que não há o auto-aquartelamento conjugado com greve de fome.

Na segunda-feira, será feita uma reunião dos sindicatos dos controladores civis no Rio de Janeiro para avaliar uma indicação de greve.

Situação nos aeroportos
Uma nova suposta paralisação dos controladores de vôo ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), e provocou atrasos nos vôos previstos para a manhã desta sexta-feira. Nesta tarde, a situação é mais tranqüila. De acordo com a Infraero, dos 956 vôos previstos até às 14h em todo o País, 144 atrasaram mais de 1 hora, o que representa 15,1% do total.

O Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, registrou cinco partidas e quatro chegadas com atraso às 12h15. Às 15h30, havia uma chegada atrasada e duas partidas. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, dos 50 vôos previstos até as 11h, 12 atrasaram. Às 15h30, não havia atrasos, conforme o site da Infraero. Um vôo previsto para as 17h50 foi cancelado.

No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, havia uma partida atrasada e nenhuma chegada às 15h30. Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, havia cinco partidas e sete chegadas fora do horário programado.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim registrou seis partidas atrasadas e nenhuma chegada, às 15h30. O Aeroporto Santos Dumont apresentava duas chegadas e três partidas atrasadas. Um vôo da Gol que chegaria às 15h29 de Congonhas foi cancelado.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul