Menu
SADER_FULL
quarta, 14 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Contra o Defensor, Grêmio busca uma difícil virada

23 Mai 2007 - 09h57
O Grêmio recebe o Defensor, às 19h15 desta quarta-feira, no Olímpico, com a obrigação de ganhar por três gols de diferença para se classificar para as semifinais da Libertadores. Uma vitória por 2 a 0, igual ao placar favorável aos uruguaios no primeiro jogo, leva a decisão para os pênaltis.

Trata-se do maior desafio do ano para um time que já exibiu grande capacidade de recuperação em jogos decisivos em seu estádio. No Gaúcho, venceu o Caxias pelos 4 a 0 de que necessitava para ir à final, depois de perder por 3 a 0 fora de casa. Na Libertadores, bateu o Cerro Porteño por 1 a 0 no último jogo da fase de grupos, em que só a vitória interessava; e derrotou o São Paulo por 2 a 0 para chegar às quartas-de-final, depois de perder de 1 a 0 no Morumbi.

O técnico Mano Menezes admite que a dificuldade é maior que as anteriores, tanto pela necessidade de marcar três gols quanto pela pressão que o grupo sente para se superar numa fase ainda mais decisiva. O treinador não falou, mas os gremistas estão convictos de que o adversário também será diferente, com um time fechado e mais disposto a recorrer à catimba do que Caxias, Cerro e São Paulo.

Para Mano, contudo, o quadro pode mudar se o Grêmio conseguir marcar pelo menos um gol no início do jogo. "Isso amenizaria a situação", avalia o técnico. Sem os volantes Edmílson e Lucas, contundidos, o treinador já escalou Gavilan e Sandro Goiano. O meio-campo será completado por Tcheco e Carlos Eduardo, que pode assumir a função de um terceiro atacante, ao lado de Amoroso e Tuta, durante o jogo. A única dúvida é o goleiro Saja, que ainda sente dores no ombro. Se ele não puder jogar, será substituído por Marcelo Grohe.

Ao estilo uruguaio, o Defensor está preparado para truncar o jogo e deixar o tempo passar para manter a vantagem de 2 a 0 que estabeleceu no primeiro jogo contra o Grêmio, em Montevidéu. O técnico Jorge Da Silva não renunciou à idéia de ganhar ou de, pelo menos, marcar gols para levar o Grêmio ao desespero - se o Defensor marcar, o time gaúcho terá de vencer por três gols de vantagem. Para isso, vai trocar o atacante Morales por Fernández, mais veloz e capaz de acelerar o contra-ataque. O volante González, expulso no primeiro jogo, está suspenso e será substituído por Amado.

Nas entrevistas que deram em Porto Alegre, os jogadores uruguaios foram contraditórios. O volante Fadeuille admitiu que a estratégia do time será se defender, e revelou planos ambiciosos: "Somos pequenos e sem torcida, mas queremos fazer história". Outro volante, Ariosa, disse que o time vai tirar os espaços do Grêmio e atacar com o objetivo de marcar um gol e ficar mais tranqüilo.

O time uruguaio se hospedou no hotel Blue Tree Milenium, o mesmo que o Internacional usa para suas concentrações, e não treinou no Olímpico - no início da noite desta terça-feira, os jogadores caminharam no gramado do estádio Olímpico, mas, por causa da chuva, foram treinar no centro esportivo da PUC.

GRÊMIO x DEFENSOR-URU

Grêmio - Saja (Marcelo Grohe); Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Tcheco e Carlos Eduardo; Amoroso e Tuta. Técnico: Mano Menezes.

Defensor - Martin Silva; Sorondo, Martinez e Cáceres; Pereira, Fadeuille, Diego de Souza, Amado e Ariosa; Peinado e Fernandez. Técnico: Jorge da Silva.

Árbitro - Carlos Amarilla (Paraguai).
Horário - 19h15.
Local - Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília