Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Contra o ASA, Palmeiras exorciza fantasma e dispara na liderança

11 Set 2013 - 10h01Por Gazeta Esportiva

Os mais de 8 mil palmeirenses presentes estiveram no Pacaembu ansiosos por ver Valdivia, mesmo que por meia hora. Mas acabaram assistindo a uma reviravolta de Alan Kardec. O centroavante com nome de famoso espírita perdeu pênalti, mas fez gol e participou dos outros dois na vitória por 3 a 0 sobre o ASA que deixa o time com cinco pontos de distância na liderança da Série B do Brasileiro.

Até a véspera da partida, Kardec não sabia que o ASA protagonizou um dos maiores vexames da história do Verdão, eliminando o maior campeão de torneios nacionais do futebol brasileiro na primeira fase da Copa do Brasil de 2002. Mas o artilheiro do clube na Série B exorcizou esse fantasma.

Os lances decisivos surgiram como uma redenção do centroavante. Aos 33 minutos, o atacante viu o goleiro espalmar sua cobrança de pênalti sofrido por Márcio Araújo. Dois minutos depois, abriu o placar e, aos cinco do segundo tempo, deixou o improvisado lateral esquerdo Wendel em condições de rolar para Wesley tocar a bola nas redes vazias.

O esperado Valdivia entrou aos 20 minutos da etapa final, mas Alan Kardec superou o Mago até na função de garçom. Aos 34, o centroavante lançou para Serginho só deslocar o goleiro adversário e definir a vitória que deixa o Verdão com 48 pontos, contra 43 da vice-líder Chapecoense.

Para continuar sua tranquila caminhada de volta à primeira divisão, o Palmeiras visita o América-MG às 16h20 (de Brasília) de sábado, em Belo Horizonte. O ASA, ainda com 23 pontos, à beira da zona de rebaixamento, recebe o Joinville às 19h30 de sexta-feira, em Arapiraca.

Arte GE.Net

O jogo – Para não desgastar o seu jogador mais caro, Gilson Kleina preferiu deixar Valdivia no banco de reservas, apostando mais uma vez em Felipe Menezes municiando o trio Leandro, Vinicius e Alan Kardec na frente. Mas a aposta não foi além de imposição de ritmo nos primeiros minutos, antes de o Palmeiras sucumbir à sua própria lentidão.

O Verdão começou a partida ignorando os espaços que o ASA deixava. Como todos os adversários que visitaram o Pacaembu nesta Série B, o time alagoano colocou o time inteiro atrás do meio-campo, mas com uma marcação desorganizada. A equipe de Arapiraca se espalhava deixando vácuos que poderiam ser aproveitados. O Palmeiras, contudo, não percebeu isso.

Wesley até trocou algumas vezes de posição com Wendel, volante destro improvisado na lateral esquerda, para comandar a saída de bola e destravar os anfitriões nesta noite, mas era pouco. Assim como Leandro, único atacante que se mostrou incomodado por ficar parado na frente esperando a bola e que voltava ao círculo central para agitar o time.

Apesar de sua missão ser a de armar, Felipe Menezes se escondia, como em todas as vezes que entrou em campo pelo Verdão. Só apareceu discutindo com colegas, e ao menos uma das broncas deu certo. Após levar uma dura de Márcio Araújo, tocou para Alan Kardec isolar e chutou com perigo. Mas foi só.

A lentidão irritava os defensores, que passavam a fazer lançamentos longos e ineficientes, principalmente em direção a Vinicius. Como o ASA só assustou em cabeceio fraco de Lúcio Maranhão, os jogadores de trás passaram a atacar, com direito a sequência de dribles de Vilson na meia-lua ofensiva e chute perigoso de Wendel na grande área.

Mas a surpresa da retaguarda mais eficiente foi quem mais recebe críticas: Márcio Araújo. Aos 31 minutos, o volante chutou rente à trave direita. Dois minutos depois, driblou três marcadores para entrar na área e, ao tentar passar pelo goleiro, foi ao chão. O árbitro marcou pênalti, para vibração em vão do palmeirense, já que Gilson espalmou a cobrança de Alan Kardec.

Djalma Vassão/Gazeta Press

Colegas escondem Kardec para comemorar o gol do atacante, craque da noite no Pacaembu

O erro em uma má atuação irritou o centroavante, para sorte do Palmeiras. Aos 35 minutos, o atacante dominou bola difícil tocada por Wesley, abriu mão do passe para seus companheiros no setor ofensivo e girou sobre seu marcador na meia-lua para bater firme, no mesmo canto rasteiro direito onde Gilson, menos de dois minutos antes, pegou seu pênalti.

Logo após o placar aberto, o Verdão ainda foi salvo por Tiago Alves, que rebateu chute de Wanderson pouco antes de sair de campo se contorcendo, reclamando de dores musculares. Seu esforço foi o suficiente para o time da casa ir para o intervalo nervoso só com as faltas duras que o ASA começou a cometer.

Para o segundo tempo, Kleina manteve a programação de usar Valdivia por cerca de meia hora e não mexeu no time. O espírito da equipe, porém, estava diferente. O líder da Série B entendeu que precisava se impor com eficiência, aproveitando-se da frágil marcação adversária para liquidar logo a partida. Foi o que aconteceu.

Mais uma vez, Alan Kardec foi decisivo, mesmo sem fazer gol. Técnico, o centroavante colocou o improvisado Wendel na lateral esquerda em condições de dar assistência para Wesley somente escorar a bola com o pé direito nas redes vazias, aos cinco minutos do segundo tempo.

Com os três pontos garantidos diante da falta de qualidade do ASA em fazer Fernando Prass trabalhar, a inércia palmeirense voltou. Não à toa, os torcedores fizeram festa quando Kleina chamou Valdivia e o colocou em campo no lugar do permanentemente discreto Felipe Menezes.

A expectativa com o chileno, porém, não se confirmou. Os alagoanos, na verdade, estiveram mais presentes no campo palmeirense do que o contrário. Mas o Palmeiras ainda tinha Alan Kardec, e foi dele o passe para Serginho definir o resultado aos 34 minutos. O Verdão teve nesta noite um artilheiro e garçom que pôde até errar pênalti, sem deixar de ser herói. Nem o quase golaço de Valdivia, tocando por cobertura uma bola que bateu no travessão, mudou essa história.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS