Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Contra Fifa, Morales jogará futebol a 5.550m

12 Jun 2007 - 09h20

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pretende enfrentar nesta terça-feira uma caminhada de três horas em uma montanha, a uma temperatura que pode chegar a -20ºC, para disputar uma partida de futebol a 5.550m acima do nível do mar.

O jogo, que deve reunir funcionários da Presidência da Bolívia contra uma equipe de montanhistas, é parte de uma campanha de Morales contra a decisão da Fifa, o órgão que controla o futebol mundial, de proibir partidas oficiais disputadas a 2.500m acima do nível do mar.

A Bolívia, cuja capital, La Paz, está a 3.600m acima do nível do mar, é um dos países mais afetados pela medida, que atinge ainda outras de suas cidades importantes, como Cochabamba, Sucre, Oruro e Potosí.

Segundo o porta-voz da presidência Alex Contreras, o jogo desta terça-feira na montanha nevada Sajama, no Departamento (Estado) de Oruro, servirá para "demonstrar ao mundo que se pode praticar esportes nas alturas".

Proteção à saúde

A proibição anunciada pela Fifa no mês passado tinha como objetivo proteger a saúde dos esportistas, após anos de reclamações de equipes obrigadas a disputar partidas em locais de altitude elevada, onde a concentração de oxigênio no ar é reduzida.

O jogo em Sajama, cujo início está marcado para as 10h (11h de Brasília) deve ocorrer em um campo construído a cerca de mil metros do cume da montanha de 6.542m de altura, a mais alta da Bolívia.

Segundo informações dos montanhistas que conhecem a região, os integrantes da equipe do presidente deverão caminhar por três horas, a partir do heliponto montado no acampamento-base da montanha, para chegar ao campo de jogo.

"Queremos demonstrar que se pode fazer uma caminhada e logo depois jogar uma partida de futebol", disse o porta-voz do presidente.

Crítico

No dia 1º de junho, o presidente boliviano já havia disputado uma partida de futebol em um campo a 5.272m de altitude, próximo a La Paz.

Morales, que começou sua carreira política como diretor de esportes da associação de plantadores de coca da região do Chapare, tem sido um dos maiores críticos da medida da Fifa, que atinge também outros países andinos, como Colômbia, Equador e Peru.

No final desta semana o presidente pretende viajar a Assunção, no Paraguai, para se reunir com o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e discutir a questão.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril