Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Contas de energia elétrica em MS serão reduzidas em 3,014%

31 Ago 2007 - 05h30

As tarifas de energia elétrica dos 667 mil consumidores residenciais de Mato Grosso do Sul terão redução de 3,014% no cálculo da energia elétrica. Para os 4 mil consumidores industriais, a queda será de 5%, mas com a particularidade de que os empresários deverão fazer parte de programa que permite o corte mensal de energia durante seis horas. O acordo foi firmado agora há pouco entre a CPI da Assembléia Legislativa e a diretoria da concessionária. O percentual será aplicado a partir de setembro, com incidência nas contas de outubro.

A reunião começou por volta das 11 horas, com a presença dos deputados que compõem a CPI da Assembléia, o presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB), técnicos do Inmetro e três diretores da Enersul. O encontro acabou no fim da manhã, e a queda de braço foi vencida pela concessionária, que irá aplicar os índices propostos, ao invés dos 5% pedidos pelos parlamentares.

O diretor de regulação da Enersul, José Simões Neto, apresentou a proposta, que inclui ainda a inserção do setor industrial em um contrato de interruptibilidade, ou seja, os proprietários de indústrias somente serão beneficados com a redução de 5% da tarifa de energia elétrica se permitirem o corte mensal de energia durante período de seis horas, em horários que não comprometa a produção.

Além do índice, a CPI e a Enersul acertaram que daqui a trinta dias será formado um colegiado que irá propor projetos de eficiência energética, além de instalar um call center em Mato Grosso do Sul para atender demandas classificadas como médias. Além disso, a concessionária se comprometeu a fornecer um kit para o Inmetro que irá possibilitar aferir vinte medidores de energia, um serviço que passa a ser prestado.

Os deputados solicitaram ainda que a concessionária mantenha o dinheiro arrecadada com o pagamento da tarifas em bancos de Mato Grosso do Sul, por período de sete dias. Atualmente, os recursos são enviados para São Paulo. A intenção é inflar – mesmo que artificialmente - o PIB do Estado, possiblitando assim até aumentar as condições de obtenção de empréstimos. Essa proposta somente será rediscutida daqui a trinta dias.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS