Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Consumo de energia em todo o país mantém trajetória de alta

27 Set 2010 - 16h24Por Agência Brasil
O consumo de energia elétrica no país em agosto cresceu 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, ficando em 35.006 gigawatts-hora (GWh). Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no acumulado de janeiro a agosto, o consumo aumentou 9,2% na comparação com o mesmo período de 2009.

Boletim divulgado hoje (27) pela empresa informa que esse resultado foi fortemente influenciado pelo consumo industrial, cujo desempenho, de 9,5% em agosto, na comparação com agosto de 2009, foi responsável por 4,2 pontos percentuais da taxa global.

De acordo com a EPE, em todo o ano, esta foi a primeira vez que o consumo industrial registrou taxa inferior a 10% de crescimento na comparação mensal, “o que pode ser explicado pelo fato de que em agosto de 2009 já se verificavam sinais de retomada do consumo industrial”.

De janeiro a agosto e nos 12 meses terminados também em agosto, o crescimento do consumo da indústria manteve-se elevado: 12,9% e 7,5%, respectivamente.

Nas residências, o consumo de energia cresceu em agosto 4,5% em relação ao mesmo mês de 2009 e 7,1% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. Segundo a EPE, o crescimento poderia ter sido maior não fosse o baixo resultado registrado na Região Sudeste devido ao tímido desempenho de 1,1% no Rio de Janeiro e da taxa negativa de –8,9% no Espírito Santo.

“No primeiro caso, houve influência da temperatura mais baixa e quase um dia a menos no faturamento da baixa tensão, ambos os dados em relação a agosto de 2009." No segundo caso, diz o boletim, houve deslocamento de faturamento para adequação de rotas de leitura.

Quanto ao consumo comercial, a Empresa de Pesquisa Energética informa que o setor vem tendo desempenho intenso em todo o país. Em agosto deste ano, o crescimento foi de 6,1% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano, a expansão foi de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2009.

Para a EPE, o resultado desse setor pode ser avaliado como “uma consequência natural das condições favoráveis de crédito e massa salarial, que alavancam as atividades de comércio e de serviços”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'