Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
CRESCIMENTO NO CONSUMO

Consumo de energia cresce 7% e previsão para o ano é revisada

28 Out 2010 - 05h39Por Folha.com
O consumo total de energia elétrica no país atingiu 35.466 GWh (gigawatts-hora) em setembro, alta de 7,1% na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No acumulado do ano, houve crescimento de 9% ante os nove primeiros meses de 2009.

A EPE também revisou a previsão de consumo de energia elétrica no país em 2010. A nova estimativa é que o consumo em 2010 se situe em torno de 420 mil GWh, o que significa um crescimento de 8,1% sobre 2009 (a previsão anterior indicava expansão de 7,7%).

"O comportamento do mercado de energia elétrica nesses três primeiros trimestres do ano, a previsão de crescimento econômico em 2010, entre 7% e 7,5%, e a expectativa de sustentação da produção industrial são elementos que permitem atualizar a previsão do consumo de eletricidade na rede neste ano", informa em relatório.

SEGMENTOS

Segundo a EPE, o consumo das classes residencial e comercial manteve patamar elevado de crescimento, e o da industrial segue firme em sua trajetória de recuperação.

Na indústria, foram consumidos 15.786 GWh no mês passado, o terceiro maior valor mensal do ano, com elevação de 8% frente o mesmo mês de 2009. "O nível do consumo já recuperou, e até mesmo ultrapassou, o patamar pré-crise, quando o consumo mensal girava em torno de 15.500 GWh", destaca a EPE em relatório. No acumulado do ano, a alta foi de 12,3%.

Já no segmento residencial, o consumo em setembro ficou em 8.904 GWh, indicando acréscimo de 5,8% frente ao mesmo mês de 2009. "O aumento do consumo de energia pelas famílias pode ser atribuído à taxa de desemprego relativamente baixa (de 7,2%, em média, em 2010) -1 a 1,3 ponto percentual inferior à média dos últimos dois anos- e ao aumento da massa salarial, que em setembro, segundo o IBGE, esteve 12,7% maior do que em setembro de 2008", informa no comunicado. A expansão do crédito é apontada como outro fator de crescimento.

Assim como o verificado nos últimos meses, os destaques da classe residencial são as regiões Norte e Nordeste, que cresceram 11,3% e 7,9% frente a igual mês do ano anterior, respectivamente. Segundo a empresa, o crescimento "pode ser associado à existência de demanda reprimida nessas regiões".

Por último, o setor comercial atingiu 5.643 GWh, expandindo-se 6,4% relativamente ao mesmo mês de 2009. "O aumento da renda e a oferta de crédito têm proporcionado crescimento das atividades no setor, o que se reflete no consumo", informa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS