Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Construção civil emprega 19 mil pessoas na Capital

17 Ago 2007 - 04h50

O setor da construção civil está aquecido e a tendência é a de continuar expandindo. Dos 30 mil trabalhadores de Campo Grande, 19 mil estão empregados. Já os outros 11 mil dividem-se em trabalhadores que partiram para outras opções de trabalho, estão em obras particulares ou tentam voltar para a construção civil, porém, não possuem qualificação.

Por outro lado, o presidente do Secovi, Marcos Augusto Netto, destaca que o volume de financiamentos ainda é pequeno, embora a Caixa esteja com o setor em expansão. O problema são os bancos particulares, que ainda estão tímidos no segmento de empréstimo para a casa própria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Samuel da Silva Freitas, o volume de ofertas de trabalho continua crescendo, mas o problema está na falta de atualização e qualificação dos trabalhadores. Ele frisa que hoje as empresas que fabricam novos materiais, os colocam no mercado, mas os pedreiros, carpinteiros e ajudantes não conhecem o produto e com isso ficam sem trabalho.

"O trabalhador da construção civil precisa se atualizar e gostaríamos que os órgãos públicos promovessem esses cursos", comenta Samuel. "Isso evitaria que para as grandes obras que são construídas aqui em Campo Grande, viessem profissionais de outros estados, enquanto os daqui ficam desempregados", diz. Ele destaca que hoje as obras resultantes dos financiamento da Caixa são responsáveis pelo número de trabalhadores empregados com carteira assinada.

As obras financiadas empregam mais de 13 mil trabalhadores. "A diferença de mais de seis mil são os que trabalham nas obras particulares", analisa.

O setor da construção civil retomou fôlego a partir de meados de 2005, quando os financiamentos da Caixa começaram a decolar, segundo Samuel. Em 2006 manteve o crescimento e neste ano deverá crescer ainda mais.

Evasão de recursos

Para Marcos Augusto Netto, do Secovi, os financiamentos por meio do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) são ínfimos aqui em Mato Grosso do Sul. Ele frisa que o Estado fica, em média, com 0,56% do "bolo" dos recursos disponibilizados pelo sistema, em todo o País. Em cinco meses, os recursos aplicados em financiamentos do SBPE, somam R$ 37,5 milhões.

Mesmo com um volume crescente de captação da poupança no Estado, Marcos Augusto avalia que "mesmo com o esforço da Caixa em captar recursos, o que falta são os bancos privados começarem a investir aqui no Estado. Eles arrecadam recursos, batem recordes em cima de recordes e não estamos aumentando nesta mesma proporção os financiamentos imobiliários". Para ele, "será necessária a intervenção das autoridades para cobrar essas aplicações aqui e evitar esta evasão dos recursos depositados aqui". Marcos Augusto chama a atenção para o boom imobiliário que ocorre no País. "Mas nós aqui no Estado só ouvimos o eco", completa.

 

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS