Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conselho de Ética adia votação de processo contra Renan

15 Jun 2007 - 13h53

O Conselho de Ética do Senado adiou a votação do relatório que pede o arquivamento do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre o suposto apoio financeiro que recebeu de um lobista para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de três anos. Com medo de perder a votação, Renan não quis arriscar, cedeu à oposição e liberou seus aliados a aceitarem o adiamento.

O relator do processo, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), resistiu à proposta e chegou a criar um impasse no Conselho de Ética. Alegou que ficaria desmoralizado com o adiamento da votação. Os colegas fizem um apelo a Cafeteira. Depois de bater o pé, o senador aceitou o adiamento. Disse que recebeu um telefonema de sua mulher.

Segundo ele, o próprio Renan teria telefonado a ela para que convencesse o marido a aceitar o adiamento. "Estou atendendo a um apelo de minha mulher", disse.

A votação do relatório deve ocorrer somente na semana que vem, provavelmente na terça-feira (19), após perícia em cima dos novos documentos apresentados por Renan para rebater reportagem do Jornal Nacional de quinta-feira (14) que mostra divergências nos recibos de rendimentos rurais apresentados pelo presidente do Senado para comprovar a origem do dinheiro da pensão.

A solicitação de adiamento foi feito pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), a pedido de Renan, durante a sessão do conselho. Segundo Jucá, Renan propôs até a convocação do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, que seria o intermediador entre ele e Mônica Veloso.

A postura do presidente do Senado em recuar e propor o adiamento ocorreu depois de perceber o risco de não conseguir aprovar o relatório de Cafeteira. A oposição, que apresentou relatórios paralelos para continuar as investigações, torcia para reverter o cenário nesta sexta. Com um placar apertado a seu favor, o presidente do Senado temia, por exemplo, perder os votos dos aliados Eduardo Suplicy (PT-SP) e Renato Casagrante (PSB-ES), que sinalizaram nesta manhã a possibilidade de ficar ao lado da oposição, além de não contar com o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), que não compareceu à reunião desta sexta alegando motivos de saúde.

Encontros secretos

O clima foi tenso no Senado desde o início da manhã desta sexta. Renan reuniu-se cedo com senadores aliados no gabinete da líder do PT, Ideli Salvatti (SC). Logo depois, o presidente do Senado recebeu integrantes do Conselho de Ética em seu gabinete para um encontro reservado, inclusive Cafeteira, que reafirmou que não mudaria seu relatório. A visita de Cafeteira, relator do processo, aliás, provocou revolta em alguns integrantes do Conselho de Ética. A todos, Renan mostrou documentos para rebater a reportagem do Jornal Nacional.

Renan ainda procurou os senadores da oposição, contrários ao arquivamento do processo. Os líderes do Democratas, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgilio (AM), não disfarçaram o contrangimento de um encontro reservado com Renan a poucos minutos da reunião do Conselho de Ética. A conversa a portas fechadas ocorreu no gabinete do tucano Marcone Perillo (PSDB-GO). "Não sou líder estudantil. Como iria dizer para o Renan não entrar?", disse Arthur Virgilio.

A oposição, porém, não se convenceu e manteve a posição de aprovar um relatório que pede a continuidade das investigações. "Não muda nada", afirmou Agripino. O presidente do Senado negou que tenha feito pressão aos colegas. "Não quero formar cabeças, mas mostrar a verdade. Hoje, tive condições de esclarecer tudo", afirmou.

Em seu relatório paralelo, o senador Demóstenes Torres (DEM-SP) pede a manutenção do processo para poder chegar a um "juizo adequado" do caso. "Somente a devida apuração dos fatos, com a oitiva das pessoas envolvidas e o periciamento das provas apresentadas pela defesa do presidente Renan Calheiros, possibilitará chegar a um juízo de valor adequado, elemento essencial à definição de rumo do procedimento", defendeu o senador. Além dele, os senadores Jefferson Perez (PDT-AM) e Marcone Perillo apresentaram relatório semelhante.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon