Menu
RIO_DOURADOS
domingo, 20 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Conselheiros aprovam estrutura organizacional para o TCE/MS

21 Mai 2010 - 13h42Por TCE / MS

Em sessão do pleno, realizada na última quarta-feira (19/05), os conselheiros aprovaram por unanimidade o projeto de Resolução Administrativa que cria a nova Estrutura Organizacional do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). A nova estrutura é fruto de um ano e meio de trabalho, debate e pesquisa, iniciado em outubro de 2008, quando o conselheiro-presidente, Cícero Antonio de Souza, lançou o Projeto de Modernização e Gestão do TCE/MS, com consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A íntegra da Resolução Administrativa nº 102/2010 pode ser conferida na edição desta sexta-feira (21/05) do Diário Oficial Eletrônico do TCE/MS.

De acordo com Cícero de Souza, o desenvolvimento e a expansão das atividades do TCE/MS pressupõem a modernização de sua Estrutura Organizacional, de modo a cumprir com adequação aos princípios da eficiência e da autonomia. Segundo ele, “o novo modelo organizacional adota como premissa o conceito de processos de trabalho, que agrupa atividades afins e elimina duplicidade de tarefas”.

A resolução administrativa apresentada pelo presidente esclarece que “os benefícios decorrentes da sistematização de práticas e da produção do conhecimento, que colocam o TCE/MS em posição de vanguarda quanto à observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. A nova estrutura padroniza a nomenclatura das unidades organizacionais, estabelece níveis hierárquicos claros e define critérios para a designação de cargos comissionados e funções de confiança.

Entre as principais novidades está a criação Diretoria Geral de Gestão de Modernização, órgão que responde hierarquicamente ao Presidente, e ao qual compete coordenar a gestão e modernização da instituição; as ações de Planejamento Estratégico; a normalização dos procedimentos e entendimentos que envolvem o controle externo; a gestão do conhecimento da instituição; o atendimento ao jurisdicionado e as atividades de Tecnologia da Informação.

A Diretoria conta em sua estrutura com uma Assessoria de Planejamento Estratégico que irá prover a elaboração e a revisão do Plano Estratégico Institucional, assim como orientar e coordenar a elaboração do conjunto de relatórios de acompanhamento da gestão das diversas unidades organizacionais e consolidar os indicadores de desempenho de gestão. Com isso o TCE/MS passa a atuar com base em um planejamento de curto, médio e longo prazo, tendo ainda ferramentas para medir o desempenho da gestão, fato inédito na história da Corte de Contas.

Outro avanço em termos de modernidade da nova estrutura está a criação da Divisão de Atendimento ao Jurisdicionado, subordinada também à Diretoria Geral de Gestão de Modernização. Caberá a esta Divisão propor ações de caráter preventivo e orientador junto aos jurisdicionados; receber, encaminhar e gerenciar as demandas sobre dúvidas em relação às normas expedidas pelo Tribunal. De acordo com Cícero de Souza a atuação preventiva e educadora terá mais espaço na nova estrutura, deixando para trás a imagem de órgão apenas punitivo que o Tribunal tinha até recentemente.

Outra inovação é a criação das Assessorias Técnicas de Controle Externo e Interno, ligadas diretamente à Presidência. A Assessoria Técnica de Controle Interno irá realizar o acompanhamento, levantamento, inspeção e auditoria nos sistemas administrativo, contábil, financeiro, patrimonial e operacional nas unidades organizacionais administrativas do próprio Tribunal de Contas e, ainda, orientar os gestores do Tribunal no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre armação de Karola contra ela
EMOCIONANTE
Alunos arrecadam dinheiro para professor cearense que não recebe salário há mais de 2 meses
TRAIÇÃO
Jovem desabafa sobre traição de mãe com marido: "Fui largada para morrer na UTI"
FATALIDADE
Aluno de 12 anos morre após ser atingido por trave de gol
HEROI
‘Perdeu tiozão”: guarda municipal impede assalto a loja e troca tiros com suspeitos
AMIGO DO HOMEM
Cão de Kid Vinil morre dias antes de completar um ano da morte do cantor
QUADRILHA
Site falso engana interessados em tirar carteira de motorista de graça
RECEPTAÇÃO - CORPO RECONHECIDO
Jovem que aparece em vídeo sendo executada é reconhecida pela família
NOVELA GLOBAL
Maura, papel de Nanda Costa em 'Segundo sol', se envolve com outra mulher
APOCALIPSE
Ricardo (Sergio Marone) fica irritado quando Benjamin (Igor Rickli) fala as palavras do Criador ao s