Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Conselheiros aprovam estrutura organizacional para o TCE/MS

21 Mai 2010 - 13h42Por TCE / MS

Em sessão do pleno, realizada na última quarta-feira (19/05), os conselheiros aprovaram por unanimidade o projeto de Resolução Administrativa que cria a nova Estrutura Organizacional do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). A nova estrutura é fruto de um ano e meio de trabalho, debate e pesquisa, iniciado em outubro de 2008, quando o conselheiro-presidente, Cícero Antonio de Souza, lançou o Projeto de Modernização e Gestão do TCE/MS, com consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A íntegra da Resolução Administrativa nº 102/2010 pode ser conferida na edição desta sexta-feira (21/05) do Diário Oficial Eletrônico do TCE/MS.

De acordo com Cícero de Souza, o desenvolvimento e a expansão das atividades do TCE/MS pressupõem a modernização de sua Estrutura Organizacional, de modo a cumprir com adequação aos princípios da eficiência e da autonomia. Segundo ele, “o novo modelo organizacional adota como premissa o conceito de processos de trabalho, que agrupa atividades afins e elimina duplicidade de tarefas”.

A resolução administrativa apresentada pelo presidente esclarece que “os benefícios decorrentes da sistematização de práticas e da produção do conhecimento, que colocam o TCE/MS em posição de vanguarda quanto à observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. A nova estrutura padroniza a nomenclatura das unidades organizacionais, estabelece níveis hierárquicos claros e define critérios para a designação de cargos comissionados e funções de confiança.

Entre as principais novidades está a criação Diretoria Geral de Gestão de Modernização, órgão que responde hierarquicamente ao Presidente, e ao qual compete coordenar a gestão e modernização da instituição; as ações de Planejamento Estratégico; a normalização dos procedimentos e entendimentos que envolvem o controle externo; a gestão do conhecimento da instituição; o atendimento ao jurisdicionado e as atividades de Tecnologia da Informação.

A Diretoria conta em sua estrutura com uma Assessoria de Planejamento Estratégico que irá prover a elaboração e a revisão do Plano Estratégico Institucional, assim como orientar e coordenar a elaboração do conjunto de relatórios de acompanhamento da gestão das diversas unidades organizacionais e consolidar os indicadores de desempenho de gestão. Com isso o TCE/MS passa a atuar com base em um planejamento de curto, médio e longo prazo, tendo ainda ferramentas para medir o desempenho da gestão, fato inédito na história da Corte de Contas.

Outro avanço em termos de modernidade da nova estrutura está a criação da Divisão de Atendimento ao Jurisdicionado, subordinada também à Diretoria Geral de Gestão de Modernização. Caberá a esta Divisão propor ações de caráter preventivo e orientador junto aos jurisdicionados; receber, encaminhar e gerenciar as demandas sobre dúvidas em relação às normas expedidas pelo Tribunal. De acordo com Cícero de Souza a atuação preventiva e educadora terá mais espaço na nova estrutura, deixando para trás a imagem de órgão apenas punitivo que o Tribunal tinha até recentemente.

Outra inovação é a criação das Assessorias Técnicas de Controle Externo e Interno, ligadas diretamente à Presidência. A Assessoria Técnica de Controle Interno irá realizar o acompanhamento, levantamento, inspeção e auditoria nos sistemas administrativo, contábil, financeiro, patrimonial e operacional nas unidades organizacionais administrativas do próprio Tribunal de Contas e, ainda, orientar os gestores do Tribunal no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho