Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 19 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Conab considera especulativa a alta no preço do feijão

8 Jun 2010 - 14h53Por Agência Brasil

A expectativa de uma safra de grãos recorde para o período 2009-2010 deixou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edílson Guimarães, com a certeza de que não haverá, no Brasil, problemas de abastecimento desses produtos no Brasil. Nem mesmo o feijão, que entre os grãos foi o que apresentou maiores altas de preço, preocupa o secretário.

A garantia do secretário foi reforçada pela equipe de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante a apresentação dos resultados do nono levantamento da safra 2009-2010.

“Nós disponibilizamos feijão dos nossos estoques e a falta de compradores indica que o motivo da alta é meramente especulativa. Portanto o mercado deve se estabilizar daqui a 15 dias ou um mês”, disse o diretor de Operações da Conab, Rogério Colombini.

O aumento do preço do feijão se deveu à escassez de feijão novo na praça, no período entre a segunda e a terceira safra. Mas, segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, a terceira safra dá uma projeção de que haverá recuperação, por causa do aumento de área plantada, não havendo, portanto, preocupação falta.

“Para sinalizar que o governo atuará para segurar o preço, a Conab disponibilizou o feijão que estava nos estoques públicos pelo preço de R$ 90 [a saca]. Praticamente não conseguimos comercializar o produto, que está sendo vendido a R$ 140”, informou Porto.

A alta pontual do feijão não diminuiu o otimismo do secretário do Ministério da Agricultura. “Chegamos em uma safra recorde, e isso é muito bom para o país porque garante que não teremos problemas de abastecimento. Os preços estarão mais baixos para os consumidores e, com o apoio do governo, o produtor terá seus preços garantidos”, disse Guimarães.

Segundo ele, o crescimento da safra brasileira se deve, em primeiro lugar, ao “clima bastante favorável”. Além disso, ele aponta o fato de os preços estarem remunerando de forma satisfatória os produtores. “Como há perspectiva de uma boa remuneração, eles plantaram e, com a ajuda do clima, a colheita foi boa”.

A estimativa da Conab é de que a safra de grãos para período 2009-2010 chegue a 146,9 milhões de toneladas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura