Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comissão Processante pede cassação do prefeito de Cassilândia

8 Ago 2007 - 04h39
 

Foi aprovado hoje por unanimidade o relatório da Comissão Processante instaurada na Câmara Municipal de Cassilândia, documento que pede a cassação do prefeito José Donizete Ferreira de Freitas (PT), denunciado por crimes de fraude, desvio de dinheiro público e agiotagem na Prefeitura de Cassilândia, utilizando notas frias para encobrir o esquema. O pedido de cassação do prefeito pela Comissão Processante já havia sido antecipado pela reportagem do Midiamax, conforme matéria publicada no dia 26 de julho.

Segundo o presidente da Comissão Processante, vereador Zirley Assis de Lima (PSB), o documento com o parecer do relator será encaminhado ao presidente da Câmara de Cassilândia, Silmoney Veron (PT), que agendará uma sessão de julgamento para que o relatório seja submetido à votação em plenário pelo legislativo municipal. Ainda não há data para a votação do relatório. “O relatório aprovado hoje representa mais uma vitória para a comissão, pois dá seqüência aos trabalhos de investigação contra o prefeito”, afirmou Zirley.

O relatório seria votado ainda na semana passada, no entanto os vereadores aguardaram parecer da assessoria jurídica que se manifestou favorável a permanência do vereador Silvoney Veron nos cargos de presidente da Casa e relator da Comissão. Neste ano, a Prefeitura de Cassilândia já teve outros três prefeitos além de Donizete. Após o afastamento do prefeito e do vice-prefeito Sebastião Pereira da Silva, o Tião da Marieta, o presidente da Câmara Municipal de Cassilândia, Baltazar Soares da Silva, assumiu a vaga, mas acabou sendo afastado porque também foi citado nas denuncias.

Após o afastamento de seis vereadores, o juiz Silvio Prado, da 2ª Vara Cível de Cassilândia, assumiu a vaga de prefeito, conforme determinação da juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes, substituta da 1ª Vara de Cassilândia. Os vereadores retornaram ao cargo depois da decisão do desembargador Luiz Carlos Santini, da 2ª Turma Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que acatou recurso para cassar decisão da juíza Jeane.

O vereador Romão Mairochini, que também chegou a ser afastado, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores e a vaga de prefeito de Cassilândia. Agora, o vereador Silvoney Veron assumiu a vaga de presidente da Casa.

Suspensão do Processo

A Prefeitura de Cassilândia, através do advogado Ademir Antônio Cruvinel, ingressou na última quinta-feira com pedido de suspensão de liminar do processo que denuncia o prefeito da cidade, José Donizete, o vice-prefeito Sebastião, seis servidores e comerciantes acusados de participação em esquema de fraude, desvio de dinheiro público e agiotagem.

Segundo o advogado da Prefeitura, Ademir Cruvinel, a defesa alega prejuízo para a ordem com as mudanças de pessoas no comando da administração da cidade e pede a suspensão do processo e o retorno do prefeito José Donizete Ferreira, do vice-prefeito Sebastião e dos servidores.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis