Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comissão discute projeto sobre a produção de couro no MS

14 Dez 2004 - 09h07
O deputado estadual Paulo Corrêa coordenou hoje a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário que discutiu o Projeto de Lei nº 207/04, de autoria do Poder Executivo. A matéria enviada à Assembléia Legislativa, já aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Redação, trata de alterações no sistema tributário das operações com couro bovino e bufalino, além de instituir Fundo de Apoio ao o Centro de Tecnologia do Couro de Mato Grosso do Sul - Funcouro.

O deputado Zé Teixeira questionou os critérios para a concessão de incentivos fiscais aos produtores. "O Estado pode deixar de ganhar com a execução dessa lei em virtude da falta de incentivos para o produtor, especialmente o de couro wet-blue", ponderou o parlamentar citando o primeiro estágio de curtimento da matéria-prima. Teixeira explica que a medida pode impor um "engessamento do mercado" e desacelerar o crescimento.

"A lei deve ser alterada para promover o desenvolvimento do Estado, gerando novos empregos e fazer com que exista a industrialização em Mato Grosso do Sul", afirmou Zé Teixeira que indica como solução o manufaturamento do couro no próprio Mato Grosso do Sul. "Hoje o couro sai do Estado por um preço médio de R$ 72 por peça, sendo que o governo fica com R$8 de ICMS. Não entendo porque não conceder incentivos para empresas que estão no ramo agregarem valor ao produto, transformando o couro em sapatos e bolsas, por exemplo", diz.

O superintendente de administração tributária da Secretaria de Receita e Controle, Gladiston Amorin, explicou que o projeto do governo pretende desenvolver a cadeia do couro bovino concedendo benefícios fiscais aos industrializadores, desonerando maior parte do imposto no caso do material em processo mais avançado de industrialização.

O projeto de lei prevê que no próximo ano o incentivo para empresas que fizerem operações interestaduais com o couro dry-blue, enquanto às categorias wet-blue e wet-white será concedido 35%. A partir de 2006 haverá diminuição deste incentivo fiscal. Mesmo assim, não haverá igualdade entre as categorias, sendo 35% para o dry-blue e 25% para o wet-white e wet-blue. Os valores de incentivos previstos estão em 10% até dezembro de 2008.

O deputado Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, atendeu à solicitação do deputado Zé Teixeira e vai convocar representantes da Secretaria de Produção e Turismo para debater sobre o outro ponto do Projeto: a criação do Funcouro.

O parecer da Comissão será apresentado ainda nesta semana para ser votado antes do dia 15 de dezembro, último dia do ano legislativo. Participaram da reunião também o deputado Jerson Domingos, o empresário Jaime Valler e o presidente do Movimento Nacional dos Produtores - MNP, João Bosco Leal.

 

 

Agência de Notícias do Legislativo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul