Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comissão da Câmara aprova CPI proposta por Geraldo Resende

24 Nov 2004 - 16h50
A Comissão de Seguridade Social e Família  (CSSF)  da Câmara Federal aprovou hoje (24) parecer favorável à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar o cumprimento da Emenda Constitucional n.º 29 por parte dos Estados e do Distrito Federal.

            A proposição é do deputado Geraldo Resende (PPS-MS), que apresentou o Projeto de Resolução 105/03, com o objetivo de garantir a correta aplicação dos recursos destinados à saúde pelos Estados e Distrito Federal. O projeto agora deverá receber os pareceres das Comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Redação.

            Geraldo Resende justifica a necessidade da CPI, citando levantamento do Ministério da Saúde, o qual demonstra que a maior parte das 27 Unidades da Federação descumpre a Constituição, deixando de gastar o que deveria em ações e serviços públicos de saúde. A CPI terá o objetivo de apontar os Estados e Municípios nessa situação e propor medidas para coibir essa desobediência.

            “Gastos com inativos, empresas de saneamento, habitação urbana, recursos hídricos, merenda escolar, alimentação de presos, hospitais de “clientela fechada” (como hospitais de servidores estaduais) foram incluídos indevidamente como despesas em ações e serviços de saúde. Parâmetros claros e acordados com os Estados e seus Tribunais de Contas já foram feitos no sentido de vetar esses expedientes, mas não estão sendo cumpridos”, afirma o parlamentar.

            Para Geraldo Resende, esta atitude contribui para que na comparação internacional de dólares/habitante/ano destinados à saúde, o Brasil “continue distante de efetivar para sua população, serviços suficientes e de qualidade, próprios de um sistema de saúde razoável”.

            O parlamentar comenta que as dificuldades dos Estados em cumprir a Emenda Constitucional n.º 29 têm origem antiga. Segundo ele, “sempre que o governo federal aloca maior volume de recursos para o setor, observa-se uma retração dos mesmos nos governos estaduais. Ademais, boa parte dos estados não cumpre a Lei n.º 8.689, de 1993, que obriga a prestação de contas trimestral nas Assembléias Legislativas”.

            Resende finaliza dizendo que “é chegado o momento de investigar esta situação e propor estratégias para correção de eventuais distorções, motivo pelo qual propomos a CPI da Emenda Constitucional 29”.

 

 

Fátima News / Ricardo Minella

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro