Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Comissão aprova seguro-desemprego para bóia-fria

30 Mai 2007 - 04h11
 

Com parecer favorável relatado pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS), o Projeto de Lei 200/07, que garante ao trabalhador rural ocupado em culturas sazonais e empregado por prazo superior a quatro meses e inferior a seis meses  direito a três parcelas de seguro-desemprego, foi aprovado nesta terça-feira (dia 29) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

De autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), a proposta altera a Lei 8900/94, que estabelece que só terão direito ao seguro-desemprego os trabalhadores que comprovarem vínculo empregatício por período não inferior a seis meses.

A lei atual, segundo o relator, deputado Dagoberto Nogueira, não contempla os chamados bóias-frias, que em geral trabalham apenas durante os períodos do plantio e da colheita, com duração entre quatro e cinco meses cada um.

O deputado pedetista de Mato Grosso do Sul acredita que o projeto de lei será "um estímulo à formalização das relações de trabalho no campo".

Já o autor da proposta lembra que os bóias-frias vivem hoje uma situação conhecida como "escravidão sutil", um modelo que só permite um domingo de folga por mês, jornadas de 56 horas semanais e sem pagamento de horas extras. "Com este projeto queremos garantir aos trabalhadores rurais dispensados, sem justa causa, o direito de receber o seguro-desemprego, diminuindo assim a tragédia no nosso mercado de trabalho, principalmente no Nordeste brasileiro", destaca Sandes Júnior.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)