Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 19 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Comissão aprova seguro-desemprego para bóia-fria

30 Mai 2007 - 04h11
 

Com parecer favorável relatado pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS), o Projeto de Lei 200/07, que garante ao trabalhador rural ocupado em culturas sazonais e empregado por prazo superior a quatro meses e inferior a seis meses  direito a três parcelas de seguro-desemprego, foi aprovado nesta terça-feira (dia 29) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

De autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), a proposta altera a Lei 8900/94, que estabelece que só terão direito ao seguro-desemprego os trabalhadores que comprovarem vínculo empregatício por período não inferior a seis meses.

A lei atual, segundo o relator, deputado Dagoberto Nogueira, não contempla os chamados bóias-frias, que em geral trabalham apenas durante os períodos do plantio e da colheita, com duração entre quatro e cinco meses cada um.

O deputado pedetista de Mato Grosso do Sul acredita que o projeto de lei será "um estímulo à formalização das relações de trabalho no campo".

Já o autor da proposta lembra que os bóias-frias vivem hoje uma situação conhecida como "escravidão sutil", um modelo que só permite um domingo de folga por mês, jornadas de 56 horas semanais e sem pagamento de horas extras. "Com este projeto queremos garantir aos trabalhadores rurais dispensados, sem justa causa, o direito de receber o seguro-desemprego, diminuindo assim a tragédia no nosso mercado de trabalho, principalmente no Nordeste brasileiro", destaca Sandes Júnior.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso