Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Comércio na fronteira Brasil-Paraguai é tema de livro produzido em MS

3 Nov 2010 - 11h58Por

A realidade econômica na região de fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Paraguai e Brasil) é tema de livro que será lançado no próximo dia 5 de novembro. O trabalho, intitulado Reexportação e Turismo de Compras na Fronteira, é fruto da união das dissertações de mestrado produzidas pelas professoras Eliana Lamberti e Patrícia Martins, ambas da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Durante suas pesquisas, Eliana Lamberti, que leciona nos cursos de Direito e Ciências Econômicas, constatou certo incômodo que existe por parte dos comerciantes brasileiros da fronteira em relação às práticas comerciais da cidade vizinha. “O problema, no entanto, não está na fronteira em si, mas sim na política econômica do Brasil que não contempla a especificidade fronteiriça”, afirma a escritora.

O livro mostra que Pedro Juan Caballero e Ponta Porã são cidades gêmeas unidas pela história, economia, política e cultura desde suas fundações. De acordo com Eliana, embora os conflitos comerciais existam, a dinâmica de desenvolvimento de Ponta Porá se deve, em boa medida, à movimentação comercial que há na região, em função das possibilidades fronteiriças. "Na essência, o que deveria ser sinônimo da fronteira é sua riqueza sócio-cultural, haja vista que o território fronteiriço é delimitado pelo limite internacional. Mas só esse aspecto tem delimitação rígida porque para a interação social, para as emoções, para a cultura e para o cotidiano não existem demarcações físicas", cita a publicação na página 197.

Publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o livro faz parte da série Fronteiras da Integração. Seu lançamento, na livraria Lê de Campo Grande, às 20h, é parte da programação do III Seminário Internacional América Platina, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado