Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Comércio eletrônico deve ter alta de até 50% ao ano

2 Jul 2007 - 10h45
Vender pela internet está deixando de ser um diferencial para os grandes varejistas para se tornar ferramenta básica na estratégia de conquistar novos clientes e não perder os antigos. Com projeção de crescimento do faturamento do comércio eletrônico entre 40% e 50% ao ano, pelos próximos três anos, ninguém quer ficar de fora da rede.

As Casas Bahia e as redes de supermercados Carrefour e Wal-Mart já anunciaram que devem começar as vendas pela internet no próximo ano. Em 2007, a e-bit, que faz o acompanhamento do comércio eletrônico nacional, prevê um aumento de 45% no faturamento, saltando para R$ 6,4 bilhões.

Para as Casas Bahia, a entrada nesse nicho está condicionada à ampliação da base de clientes com cartões de crédito da empresa. Já foram emitidos 2,5 milhões de plásticos, e a meta é vender pela internet quando chegar aos 4 milhões, o que pode acontecer em 2008.

Para Gerson Rolim, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a entrada das Casas Bahia nesse nicho é uma quebra de paradigma. "Vai acelerar o crescimento [do comércio eletrônico no Brasil]. Acho que haverá pessoas que vão comprar pela primeira vez pela internet nas Casas Bahia", afirmou.

Além da chegada de novos varejistas, Rolim destaca o papel das classes mais baixas, que vêm impulsionando o setor graças à inclusão digital. Em setembro de 2000, os consumidores com renda familiar até R$ 3.000 eram 34% dos compradores on-line, dado que passou para 44% em 2006.

Considerando todas as faixas de renda, havia 7 milhões de clientes em 2006, e a previsão é chegar a 9,8 milhões neste ano. Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, a projeção é de um aumento anual entre 30% e 40% nos próximos três anos.

Ele avalia que menos de 2% das vendas do varejo brasileiro sejam virtuais, mas o número não é tão pequeno se comparado com o dos Estados Unidos, que, mesmo com o mercado já maduro, não passa dos 5%.

Em terras americanas, aliás, o ritmo do avanço do comércio eletrônico vem caindo. "No ano passado, foram 22% [de aumento no faturamento], contra taxas na casa dos 40% a 45% no início da década", comparou.

Um dos motivos para a projeção de alta do faturamento estar acima da do número de consumidores no Brasil se deve ao fato de que os internautas estão comprando produtos cada vez mais caros, ampliando o leque antes dominado pela trinca livro/CD/DVD. Eletrodomésticos, eletrônicos, telefones e itens de informática, que eram 21% das vendas em 2002, responderam por 39% em 2006.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS