Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Começam as contratações para o HU de Dourados

2 Jul 2004 - 17h33
O HU (Hospital Universitário) de Dourados poderá, em breve, realizar um atendimento de 24 horas à população. A afirmação foi feita pela diretora superintendente do HU, Dinaci Vieira Marques Ranzi, que disse que a Prefeitura de Dourados já está efetivando a contratação de mais 152 servidores para atuarem no hospital. O funcionamento do HU só está acontecendo através de uma parceria entre o governo federal, o Governo popular de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Dourados.

Atualmente o HU funciona apenas 12 horas por dia, o que limita o atendimento à população. Com os recursos dos governos federal e estadual, a prefeitura está tendo condições de estender esse atendimento para 24 horas, além de disponibilizar cerca de 100 leitos para pacientes, o que deverá desafogar o atendimento feito por outros hospitais da região.

Em abril de 2003, a Secretaria de Saúde transferiu para o HU o atendimento das especialidades médicas, que antes eram centralizadas no PAM, que não tinha estrutura física adequada para o atendimento aos usuários, não comportando a demanda que necessitava do atendimento médico. "No início tivemos muita dificuldade. A opinião pública achava difícil o acesso ao hospital e os profissionais reclamavam da distância. Aos poucos fomos nos estruturando, qualificando os serviços, chegando a realizar mais de 25 mil atendimentos/mês, e vencemos as barreiras, mostrando que um bem tão valioso como esta estrutura não poderia ficar desativada, já que o município necessitava de um espaço para centralizar o atendimento médico", explicou Dinaci Vieira Marques Ranzi.

Para Maria da Silva, residente no bairro Água Boa, o atendimento deverá melhorar com a ampliação dos serviços. “Eu sempre fui muito bem atendida aqui no Hospital Universitário e acho que agora isso deve melhorar. Tem muita gente doente que encontra dificuldades hoje para ser atendida no Hospital Evangélico. Agora muitos que vão para lá poderão ser atendidos aqui”, afirmou.

Vanessa Lóes, residente no Jardim Márcia, elogiou o atendimento que recebe no HU. “Eu já precisei vir aqui outras vezes, e sempre fui muito bem atendida. Eu estou torcendo para que o Hospital Universitário possa começar a atender 24 horas. Quando isso acontecer vai ser mais tranqüilo para todo mundo”, declarou.

O funcionamento pleno do HU foi retardado devido a uma questão jurídica. O Ministério Público entrou com uma ação na justiça tentando impedir a contratação dos 152 servidores, alegando que eles deveriam ser contratados através de um concurso público. A Prefeitura de Dourados esclareceu que o concurso não poderia ser realizado porque os servidores estão sendo contratados em caráter temporário, já que o HU só ficara um ano sob a administração da Prefeitura. Após esse período o HU deverá ser repassado para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para que possa funcionar plenamente como Hospital Universitário. No final da tarde de ontem (01.07) uma decisão judicial garantiu a contratação temporária dos servidores, que já começou a ser efetuada.
 
 
APN

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS