Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Começa nesta segunda na Unigran a XXVI edição da Uniarte

25 Out 2010 - 07h00Por Dourados News

O maior evento científico-cultural do Cone Sul abre nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, às 19 horas, no Salão de Eventos da Unigran. A XXVI UNIARTE/VII ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO direcionou em 2010 suas temáticas, reflexões e discussões artísticas e científicas para as questões, tendências e perspectivas da educação, da arte e da cultura na contemporaneidade, importantes enfoques presentes hoje no ensino e pesquisa das ciências humanas e sociais no país.

A Uniarte deste ano está recheada de novidades, distribuídas em uma excelente programação. Conforme os coordenadores, logo na entrada do Salão de Eventos, o público será recebido com o show pirofágico do Grupo M´Boitatá (Arte de Rua) e intervenções poéticas do GruTe Porã. Na abertura oficial do evento a programação conta, entre dezenas de atividades paralelas, com a ilustre presença do ex-governador Dr. Wilson Barbosa Martins, que será homenageado e lançará o seu mais recente livro Memória janela da história.

Entre as personalidades homenageadas estão Idara Duncan, ex-secretária de cultura de MS e pesquisadora da cultura sul-mato-grossense; Liana de Souza Pietramale, sócia-proprietária do Kikão Restaurante e grande incentivadora e parceira da Uniarte e Vilma Pizzini, colunista, mãe do premiado cineasta Joel Pizzini e incentivadora, com presença marcante nos eventos artístico-culturais em Dourados.

Depois das homenagens, às 20 horas, Lenilde Ramos (sanfona e voz) acompanhada dos músicos Guilherme Cruz (guitarra), Sandro Moreno (bateria), Luciano Borges (baixo) e Uirá Metello assumem o palco para abrilhantar, ainda mais, a abertura do evento. A sanfoneira sul-mato-grossense, considerada uma das mais representativas do estado, que chegou a tocar com a saudosa Helena Meireles, afirma que preparou o show especialmente para Dourados, pois incluiu em seu repertório poesias musicadas por ela dos douradenses: Emmanuel Marinho, Joel Pizzini e Junes Torres.

Logo após o Show, às 21 horas, terá início a apresentação, pelos autores, dos painéis expostos de trabalhos acadêmicos nas áreas de educação, história, letras e artes. Paralelamente a apresentação de painéis, serão lançados livros com a presença dos autores. Além do livro Memória janela da história, de Wilson Barbosa Martins, também, estarão sendo lançados os livros: A teia do contar na Nhecolândia: a personagem lendária Mãozão, de Áurea Rita Ávila Lima Ferreira; Discurso indígena: aculturação e polifonia, de Rita de Cássia Pacheco Limberti; Ensino de Artes x Estudos Culturais, de Marcos Antônio Bessa-Oliveira; Formas espaços e tempos: reflexões lingüísticas e literárias, Vânia Maria Lescano Guerra e Edgar Cezar Nolasco (Org.); O meio é a mestiçagem, de Amálio Pinheiro (Org.) e o livro infantil O menino que engoliu o sol, de Ricardo Pieretti Câmara.

A programação conta ainda com o “vernissage” das exposições de artes visuais. Os alunos de artes visuais sob a orientação dos professores desenvolvem 18 exposições que representam a temática escolhida. Além dessas, serão abertas mais 03 exposições coletivas, 04 individuais e uma exposição individual especial.

Entre as coletivas estão a XVIII Mostra Guaicuru de Artes Visuais com os artistas Abílio Escalante, Ana Ruas, Andrea Luz, Ari Correa, Blanche Torres, Buga, Cello Lima, Claudia Ollé, Della Barba, Genésio, Genessi Grosbelli Irie, Gewa, Gisele Spengler, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Kinho, Lino Bambil, Lúcia Barbosa, Maria Thereza, Maria Pessoa, Marilena Grolli, Mário Meneguelli, Monique Merlone, Nelson (Jacaré), Paulo Parlagreco, Paulo Rigotti, Priscilla Pessoa, Zilá Soares e Zaíra Marliza; a SINGULARES IV: Mostra da Produção Visual do Cone Sul, com os artistas Andréa Alves, Blanche Torres, Célia Oliveira, Cello Lima, Claudia Ollé, Douglas Raldi Herrera, Esmeralda Borges, Genessi Grosbelli Irie, Gilson Pereira da Silva, Haroldo Barros, Helena Rosali, Homero Torres, Hosana Ortiz, Jorge Yamashita, José Teodoro Filho, Kátia Horn, Kinho, Leda Cruz, Lenita Lange, Lília Mendes, Lílian Rosa, Lygia Cristina da Silva, Marlon Beraldo, Maria Aparecida (Fita), Maria Reis, Marceli Pereira Mendes, Mary Slessor, Meire Milan, Nilson Pivetta, Oswaldo Arnez, Paulo Rigotti, Rodrigo Bento, Terezinha Yamashita e Zaira Marliza; o II Salão de Artes Visuais Weimar Torres, com as obras premiadas dos artistas Diego de Campos e Evelin Andrade, Douglas Raldi Herrera e Helena Rosali e a Exposição Coletiva Bonito 2010, coletiva inédita de artistas bonitenses, com a participação de Alessa, Alex Porto, André Turatti, Beto Marson, Buga, Fernando Marson, Ilza Leão, Jaqueline Fachini, Maria Pires, Marcelo Leão de Moura, Paulo Rigotti, Sebastião Amaro Junior, Sérgio da Gruta, Suélen Becker, Sandra Romano, Silvia Rojéria Deixum e Tetê Irie.

Além dessas Coletivas, mais 05 individuais foram montadas com artistas representativos. O artista plástico e grafiteiro de São Paulo, Binho Martins, mostra todo o requinte e a delicadeza de seu trabalho em mais de dez telas que estarão expostas no Pátio Unigran. A grafiteira Marilena Grolli, de Campo Grande, mostra o cotidiano popular num tom de ironia e muito humor. A mais representativa artista de Bonito, Buga, expõe telas e objetos que mostram, ao mesmo tempo, a delicadeza e a força da artista-mulher. A gravadora douradense, Genessi Grosbelli Irie, resignifica a iconografia indígena em pinturas e gravuras recentes.

A outra individual é um dos pontos fortes do evento. Trata-se do Acervo da Embaixada Brasileira em Assuncion, PY, de um dos maiores gravadores do Brasil, o festejado Lívio Abramo. A Feira de Arte Mix, a Feira de Arte e Cultura Popular da AGRAER e a Feira Étnica, também serão abertas na segunda, dia 25/10 e ficarão de terça, dia 26/10, até sexta, dia 29/10, das 8h às 22h no saguão do bloco III. Os produtos das feiras estarão sendo comercializados por um valor especial nesta XXVI UNIARTE.

Mais informações: (67) 3411-4138 (Claudia Ollé e Andiara Pacco) ou (67) 9260-8648 (Paulo Rigotti) ou pelo site: http://www.unigran.br/eventos/uniarte/index.html

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal