Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 21 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Com três partidas, Série A do Brasileirão começa nesta tarde

12 Mai 2007 - 10h02

Três partidas programadas para a tarde deste sábado (dia 12), às 17h10 (MS), abrem a 37ª edição da Série A do Campeonato Brasileiro, que terá a duração de nove meses. Figueirense x Atlético Paranaense, Fluminense x Cruzeiro e São Paulo x Goiás são os jogos desta tarde, com a primeira rodada sendo complementada neste domingo com outras sete partidas: Internacional x Botafogo, Flamengo x Palmeiras, Paraná x Grêmio, América-RN x Vasco, Corinthians x Juventude e Sport x Santos.

A história do maior campeonato do país pode ser curta, se comparada com torneios nacionais de outros países apaixonados pela bola. Contudo, não há como negar que, em pouco mais de trinta anos, o Brasileirão reuniu toda sorte de emoções, dentro e fora de campo.

Desde o desembarque de Charles Muller até a bola rolar nos primeiros jogos do Brasileirão de 1971, o país não contava com uma grande cometição nacional - papel ocupado pelo Torneio Rio-São Paulo e pela Taça Roberto Gomes Pedrosa entre os anos 30 e 60.

Mas foi com o tricampeonato mundial no México, conquistado em plena ditadura militar no Brasil, que a CBD, entidade que comandava o esporte, concebeu o sonho de integrar o país através da bola.

Desde então, o mundo do futebol tupiniquim passou a viver uma história contrastante: entre a festa das torcidas após grandes jogos ou conquistas de um lado, e a bagunça dos dirigentes em suas viradas de mesa, tapetões e outros desmandos em outro.

Resultado: cada um dos pouco mais de trinta campeões nacionais conquistou, na prática, um torneio diferente. Por conta do regulamento ou até mesmo do nome: uns levaram a Copa Brasil, outros a Copa União...

Tem ainda o vencedor da Copa João Havelange, talvez o capítulo mais marcante dessa história. Este ano, o Campeonato Brasileiro terá o mesmo regulamento dos últimos quatro anos, o que pode ser considerado uma enorme conquista: pontos corridos, turno e returno. Forma de disputa condenada por alguns, mas considerada justa por outros - apesar do excesso de "pontos recorridos". 

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos