Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de novembro de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Colheita revela números recordes em MS

19 Mar 2007 - 15h07
O avanço da colheita da soja em Mato Grosso do Sul tem revelado, até agora, números surpreendentes com relação à produtividade. Estimativas dos técnicos apontam que as lavouras da região sul do Estado estão produzindo em média três mil quilos por hectare, o equivalente a 50 sacas do produto.

"Tínhamos a expectativa que esse número fosse alcançado, mas somente o avanço da colheita pôde confirmar essa previsão. Podemos dizer que historicamente esse índice jamais foi alcançado", disse ao O PROGRESSO o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes ao afirmar que o índice médio registrado na região foi de 2,9 mil quilos por hectare.

O especialista explica que a média de produtividade revela um cenário bastante positivo no agronegócio, já que leva em conta os melhores e os piores índices alcançados. Ou seja, para se chegar aos três mil quilos de média, tem produtores colhendo bem mais que isso, assim como tem aqueles que estão colhendo menos.

Ximenes afirma também que o resultado obtido até agora revela o conjunto de fatores. O primeiro é o clima, que ao contrário de anos anteriores, contribui muito para o desenvolvimento das plantas. E em segundo lugar, Ximenes afirma que a maioria dos produtores rurais do Estado fez a "lição de casa", usando sementes de boa qualidade, investindo em adubação e correção do solo e procurando uma boa assistência técnica para acompanhar a lavoura.

Estima-se que 50% da safra de Mato Grosso do Sul já foi colhida, índice que deve crescer rapidamente nas próximas duas semanas e fechar o mês de março com até 80% do trabalho concluído. Este ano foram cultivados cerca de 1,7 milhão de hectare de soja, área 6% menor que o ano passado, no entanto, a produtividade pode ser 25% maior, atingindo a casa das cinco milhões de toneladas de soja.
 
 
 
Dourados Agora

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTA PELA VIDA
Médico brasileiro vai aos EUA para atender Gugu
LIBERTADORES
Torcedores que vão ao Peru devem ficar atentos às regras do país
ABSURDO
ANEEL pretende tirar o direito do consumidor gerar energia solar na sua casa
FORÇA DE VONTADE
Cadeirante desempregado usa kit e vira entregador de comida - Vídeo
VEJAM SÓ
“Flamingos” voltam após 200 anos e encantam Florianópolis
FEMINICIDIO
Mulher é morta pelo namorado no dia do aniversário
GUGU LIBERATO
Novo boletim médico de Gugu Liberato será divulgado no início da tarde desta sexta
FÁTIMA DO SUL - FINAL DA LIBERTADORES
Restaurante Julifran vai ter Flamengo e River Ao Vivo com promoção de chopp em Fátima do Sul
TRISTEZA
Polícia 'envelhece' foto de criança desaparecida há dez anos e emociona mãe; veja vídeo
ECONOMIA BRASILEIRA
O que se pode esperar da economia brasileira no futuro?