Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Colheita revela números recordes em MS

19 Mar 2007 - 15h07
O avanço da colheita da soja em Mato Grosso do Sul tem revelado, até agora, números surpreendentes com relação à produtividade. Estimativas dos técnicos apontam que as lavouras da região sul do Estado estão produzindo em média três mil quilos por hectare, o equivalente a 50 sacas do produto.

"Tínhamos a expectativa que esse número fosse alcançado, mas somente o avanço da colheita pôde confirmar essa previsão. Podemos dizer que historicamente esse índice jamais foi alcançado", disse ao O PROGRESSO o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes ao afirmar que o índice médio registrado na região foi de 2,9 mil quilos por hectare.

O especialista explica que a média de produtividade revela um cenário bastante positivo no agronegócio, já que leva em conta os melhores e os piores índices alcançados. Ou seja, para se chegar aos três mil quilos de média, tem produtores colhendo bem mais que isso, assim como tem aqueles que estão colhendo menos.

Ximenes afirma também que o resultado obtido até agora revela o conjunto de fatores. O primeiro é o clima, que ao contrário de anos anteriores, contribui muito para o desenvolvimento das plantas. E em segundo lugar, Ximenes afirma que a maioria dos produtores rurais do Estado fez a "lição de casa", usando sementes de boa qualidade, investindo em adubação e correção do solo e procurando uma boa assistência técnica para acompanhar a lavoura.

Estima-se que 50% da safra de Mato Grosso do Sul já foi colhida, índice que deve crescer rapidamente nas próximas duas semanas e fechar o mês de março com até 80% do trabalho concluído. Este ano foram cultivados cerca de 1,7 milhão de hectare de soja, área 6% menor que o ano passado, no entanto, a produtividade pode ser 25% maior, atingindo a casa das cinco milhões de toneladas de soja.
 
 
 
Dourados Agora

Deixe seu Comentário

Leia Também

ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel