Menu
SADER_FULL
quarta, 17 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Colheita revela números recordes em MS

19 Mar 2007 - 15h07
O avanço da colheita da soja em Mato Grosso do Sul tem revelado, até agora, números surpreendentes com relação à produtividade. Estimativas dos técnicos apontam que as lavouras da região sul do Estado estão produzindo em média três mil quilos por hectare, o equivalente a 50 sacas do produto.

"Tínhamos a expectativa que esse número fosse alcançado, mas somente o avanço da colheita pôde confirmar essa previsão. Podemos dizer que historicamente esse índice jamais foi alcançado", disse ao O PROGRESSO o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes ao afirmar que o índice médio registrado na região foi de 2,9 mil quilos por hectare.

O especialista explica que a média de produtividade revela um cenário bastante positivo no agronegócio, já que leva em conta os melhores e os piores índices alcançados. Ou seja, para se chegar aos três mil quilos de média, tem produtores colhendo bem mais que isso, assim como tem aqueles que estão colhendo menos.

Ximenes afirma também que o resultado obtido até agora revela o conjunto de fatores. O primeiro é o clima, que ao contrário de anos anteriores, contribui muito para o desenvolvimento das plantas. E em segundo lugar, Ximenes afirma que a maioria dos produtores rurais do Estado fez a "lição de casa", usando sementes de boa qualidade, investindo em adubação e correção do solo e procurando uma boa assistência técnica para acompanhar a lavoura.

Estima-se que 50% da safra de Mato Grosso do Sul já foi colhida, índice que deve crescer rapidamente nas próximas duas semanas e fechar o mês de março com até 80% do trabalho concluído. Este ano foram cultivados cerca de 1,7 milhão de hectare de soja, área 6% menor que o ano passado, no entanto, a produtividade pode ser 25% maior, atingindo a casa das cinco milhões de toneladas de soja.
 
 
 
Dourados Agora

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo
COMOÇÃO
Jovem Lenara, filha de vice prefeito morre vitima de câncer
100 REMEDIOS
Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios;veja aqui a lista dos medicamentos cortados
ABANDONADA NO ALTAR
Morre jovem que casou sozinha após ser abandonada no altar
TRAGEDIA NA RODOVIA
Morte trágica de três pessoas na PR-082, comove população
BRIGA DE FAMILIA
Pai desfere 15 golpes de facão em filho adolescente
VIOLENCIA DOMESTICA
Pai é morto a marteladas pelo filho um dia antes de aniversário