Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Coleção conta história de MS sob olhar sul-mato-grossense

23 Jun 2010 - 14h18Por MS Notícias
A história do Estado está sendo resgatada com a publicação da coleção “Documentos para a história de Mato Grosso do Sul”. A segunda caixa com três livros, contendo reedições de originais publicados pela primeira vez no início do século XX e na década de 50, será lançada nesta quinta-feira, dia 24, às 14h30, no Museu de Arqueologia, localizado no primeiro andar do Memorial da Cultura.



As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. “Esta coleção está selecionando livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense”, diz o historiador e professor da Universidade Federal (UFMS), Gilson Rodolfo Martins, que integra a comissão de organizadores da coleção, da qual também fazem parte os professores Paulo Roberto Cimó Queiroz e Valmir Batista Corrêa, além do secretário de Fazenda do Estado, Mário Sérgio Lorenzetto. Para o professor, a disponibilidade bibliográfica sobre o Estado foi feita sob o olhar paulista e mato-grossense e a coleção se propõe a mostrar um outro contexto do momento vivido.



A primeira caixa foi lançada no final de maio e também contém três livros: “Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata”, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; “Oeste – Ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nélson Werneck Sodré e “Pantanais Mato-Grossenses”, do cuiabano Virgílio Correa Filho.



Segundo lançamento



O primeiro volume intitulado “Jesuítas e Bandeirantes no Itatim”, de Jaime Cortesão, reúne documentos dos séculos XVII e XVIII sobre a bacia platina. A obra escrita por um historiador português, que trabalhava na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, apresenta fundamentos que levaram a configuração atual do território brasileiro. A primeira publicação aconteceu em 1951 e depois desta data não foi mais reeditada.



“Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso” é o título do segundo volume, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa. O geólogo e pesquisador realizou estudos na região no final do século XIV e início do século XX para fundamentar projetos de implantação da rede ferroviária do Brasil Central. As pesquisas de Miguel Arrojado reforçam as potencialidades de ferro e manganês em Corumbá e calcário na Serra da Bodoquena. A edição original é de 1909.

O terceiro volume, escrito por Mário Monteiro de Almeida, tem como título “Episódios históricos da formação geográfica do Brasil”. A obra apresenta uma visão panorâmica da história de Mato Grosso e foi escrita na década de 50. O autor era consultor jurídico do antigo Estado de Mato Grosso e realizou o levantamento de documentos históricos referentes à origem territorial da região para solucionar pendências jurídicas da época.

Outras obras

De acordo com Gilson Martins, já está sendo finalizado pela comissão organizadora o conceito que vai nortear a escolha dos outros três volumes que vão compor a terceira caixa da coleção. Também será editado um volume especial com mapas históricos que vão apresentar delimitações territoriais de Mato Grosso do Sul, a partir de representações cartográficas. “A intenção é fazer um atlas histórico”, diz o professor, com a recuperação de mapas antigos e a inclusão de outros mais novos, que serão editados em ordem cronológica. “Os mapas mostram as mudanças de nome dos territórios e mudanças demográficas dos índios das antigas aldeias para as cidades atuais”, completa Martins.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS