Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

CMN fixa meta central de inflação em 4,5% para 2012

22 Jun 2010 - 16h18Por G1
O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reuniu nesta terça-feira (22) e decidiu fixar a meta central de inflação em 4,5% para 2012, informou o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt.

Segundo ele, a decisão foi consensual entre os três membros do CMN (Guido Mantega, Paulo Bernardo e Henrique Meirelles). Essa é a mesma meta adotada pelo governo desde 2005.

Também foi mantido, pelo CMN, em dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, o intervalo de tolerância da meta central para 2012.

Isso quer dizer que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência no sistema de metas de inflação do governo federal, pode ficar entre 2,5% e 6,5% naquele ano sem que a meta seja formalmente descumprida.

Política de metas
A meta central de inflação deverá ser buscada pelo Banco Central na definição da taxa básica de juros. As decisões sobre a taxa de juros são tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição, em reuniões a cada 45 dias.

Ao subir os juros, o BC atua para conter a demanda da população por produtos e serviços e, deste modo, para tentar impedir a escalada dos preços. Quando baixa a taxa Selic, é porque acredita que a trajetória da inflação está consistente com as metas pré-determinadas pelo CMN.

Quando as metas não são atingidas, o presidente do BC tem quee escrever uma carta pública ao ministro da Fazenda explicando as razões que levaram ao seu descumprimento.

As metas não foram atingidas em 2001 (em razão dos choques externos e internos que atingiram a economia), em 2002 (por conta de uma "conjugação perversa" de uma severa crise de confiança e de um forte aumento da aversão ao risco nos mercados internacionais) e em 2003 (pela inércia inflacionária de 2002, elevadas expectativas de inflação dos agentes e pelos efeitos da alta do dólar - que beirou R$ 4 no fim do ano anterior).

Próximo governo
Ao fixar uma meta para 2012, o CMN está estabelecendo diretrizes para o próximo governo, visto que o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba no fim de 2010. Nada impede, deste modo, que a meta seja alterada pela próxima equipe econômica.

O próprio presidente Lula, ao assumir em 2003, promoveu a alteração da meta herdada do governo anterior. Na ocasião, a meta estava fixada em 3,25% para aquele ano, com um intervalo de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo (podendo o IPCA ficar entre 1,25% e 5,25%). Com Henrique Meirelles à frente do BC, a meta foi alterada, em fevereiro de 2003, para 8,5% naquele ano e foi fixada em 5,5% para 2004.

"Logicamente, se o novo governo quiser alterar, ele pode fazer. Nesse patamar, é possível manter a meta. Se o governo não conseguir chegar no centro, pelo menos fica dentro da banda", disse Bittencourt.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon