Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 23 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Cine Cult de Fátima do Sul mostra imagem do povo indígena do séc. XXI

21 Jul 2010 - 06h19Por Luiza Rodrigues / Fátima News

Inaugurado no dia 9 de julho, o Cine Cult de Fátima do Sul integrará a Mostra Nacional Vídeo Índio Brasileiro, que vai de 31 de julho até o dia 8 de agosto, com exibição de 19 vídeos em 101 cidades brasileiras. Na telona, visões e versões sobre o que é ser indígena.

 

 

Graças as administração inovadora da Prefeita Ilda que apoia integralmente o projeto cultural, os espectadores de Fátima do Sul poderão assistir aos filmes dessa mostra nacional. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo  através da Divisão de Cultura promoverá a exibição dos vídeos na Casa da Cultura que fica na Praça Getúlio Vargas. O Diretor de Cultura Vinicius Oliveira informa que os filmes devem ser exibidos também em escolas estaduais e ressalta que  que a mostra nacional é gratuita.

 

 

Vídeo índio Brasil 2010

 

 

Muitas produções são de autoria, execução e edição de indígenas, que realizaram os vídeos através do projeto do Ministério da Cultura, chamado Vídeo nas Aldeias. É uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o folclore, a história e a resistência dos primeiros povos brasileiros, narrada na voz dos protagonistas desse roteiro.

 

 

O tema do Vídeo Índio Brasil 2010 é “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI”, e ressalta a importância de dar visibilidade social aos povos indígenas através, também, dos e meios audiovisuais e veículos de comunicação.

 

 

A mídia pouco fala sobre a realidade indígena. Quando se refere aos índios, os meios de comunicação evidenciam problemas e reforçam os paradigmas da sociedade não-indígena como sendo melhores do que os costumes e modo de vida dos índios.

 

 

O Vídeo Índio Brasil busca revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando fortalecer e divulgar a cultura indígena no Mato Grosso do Sul e no Brasil. Ao divulgar as múltiplas imagens dos índios brasileiros, o Vídeo Índio Brasil estará contribuindo para a difusão de cenários e belezas que nem sempre são mostrados pela mídia.

 

 

Para saber mais sobre o projeto Vídeo Índio Brasil, acesse a página http://www.videoindiobrasil.org.br/

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMBOSCADA
Homem é assassinado na frente do filho de seis anos
FAMOSIDADES
Xuxa rompe silêncio sobre Marlene Mattos e traições de Pelé: ‘Me fez coisas muito feias’
ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH